EQST

O Que Uma Cantiga Cumulativa?

O que é uma cantiga cumulativa?

As cantigas acumulativas são músicas da cultura popular, de tradição oral, transmitidas de geração em geração. Elas fazem parte do universo infantil e são usadas em muitas brincadeiras. Sua principal característica é a repetição de versos: a cada estrofe, repetem-se versos das estrofes anteriores.

São exemplos de canções acumulativas?

La Bella Polenta é uma canção acumulativa criada pelos imigrantes italianos que vieram aqui para o sul do Brasil. As canções acumulativas normalmente têm um jeito muito divertido de brincar! Uma característica dessas músicas é que elas parecem que nunca vão acabar e nos desafiam a memorizar todas as etapas da música.

O que significa a velha a fiar?

A Velha a Fiar é um curta-metragem brasileiro de 1964 dirigido por Humberto Mauro, com a música popular homônima cantada pelo Trio Irakitan. ... Humberto Mauro, ao não conseguir colocar uma mulher para fazer o papel da velha, colocou seu amigo Mateus Colaço para fazê-lo.

O que a repetição de sons ajuda a marcar na cantiga?

São escritos assim para marcar o ritmo, para ficar mais interessante e bonito. Para despertar sentimentos, sensações. ... Aliteração é a repetição de sons semelhantes em versos ou frases, uma brincadeira com as palavras para mudar o nosso ritmo normal da fala.

Que elementos se repetem na cantiga A velha a fiar?

Esta canção, além do ritmo, da entonação, traz elementos que se repetem numa sequência acumulativa, assim como os contos de acumulação estudados pelas crianças. Com base no enredo desta canção, as crianças farão uma exposição oral de uma narrativa com acumulação criada por eles, a partir da canção “A velha a fiar”.

Quem escreveu A velha a fiar?

Sandra Regina Felix A VELHA A FIAR - 1ªED. (2014) - Sandra Regina Felix - Livro.

O que é mais importante ter para cantar uma cantiga acumulativa?

CANTIGAS ACUMULATIVAS SÃO MÚSICAS DO FOLCLORE BRASILEIRO QUE BRINCA COM A REPETIÇÃO DE VERSOS E SÃO USADAS EM MUITAS BRINCADEIRAS. A CADA ESTROFE, REPETEM-SE VERSOS DAS ESTROFES ANTERIORES, PORTANTO OS VERSOS VÃO SE ACUMULANDO, SENDO FÁCEIS DE MEMORIZAR.

O que é importante ao cantar uma cantiga acumulativa?

Na cantiga acumulativa, a cada estrofe se juntam versos das estrofes anteriores. Assim, os versos vão se acumulando. As estrofes ficam cada vez maiores, e a cantiga pode não ter fim.

Qual é o objetivo do texto A velha a fiar?

O gênero textual, parlenda, ajuda o aluno em processo de alfabetização, pois propicia a relação entre o escrito e o oral, permitindo dessa forma o avanço nas habilidades de leitura, escrita e interpretação do próprio texto.

Quais são os personagens da velha a fiar?

A mulher no homem, o homem no boi, o boi na água, a água no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.

O que a repetição de sons ajuda a marcar numa cantiga?

São escritos assim para marcar o ritmo, para ficar mais interessante e bonito. Para despertar sentimentos, sensações. ... Aliteração é a repetição de sons semelhantes em versos ou frases, uma brincadeira com as palavras para mudar o nosso ritmo normal da fala.

O que é verso na cantiga?

Um verso é uma única frase em uma composição poética. Um conjunto de versos com sentido completo chama-se “estrofe”. Os versos dão ritmo, melodia e métrica a uma poesia. ... Para exemplificar os versos e estrofes, vamos utilizar o poema Canção de exílio, de Gonçalves Dias. Cada linha desse poema representa um verso.

Quais são os tipos de cantiga?

As cantigas foram cultivadas no gênero lírico e satírico e são organizadas em quatro tipos. No gênero lírico temos as cantigas de amor e as cantigas de amigo, no gênero satírico, as cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.