Os canais calcificados Nem todo dente com canal calcificado necessita de tratamento endodôntico. Você somente irá realizar o tratamento endodôntico em dentes desse tipo, se houver infecção ou se o dente necessitar de algum procedimento protético. Desta forma, o diagnóstico correto é muito importante nestes casos.
Se você se refere ao fato do dente estar “calcificado ao osso”, acontece quando há algum trauma sobre o dente ou movimentação abrupta com aparelho ortodôntico. A Calcificação pulpar acontece como mecanismo de defesa do proprio corpo para combater algum estímulo externo (por exemplo a cárie dentária ou traumatismo).
O dentista irá, com uma broca, ganhar acesso à câmara pulpar do dente. Feito isso, ele irá instrumentar o canal radicular para retirar a polpa comprometida e dar forma às paredes do canal para receber a obturação. Entre um instrumento e outro, o dentista irá irrigar o dente com uma solução adequada.
O uso de um aparelho para alinhamento dos dentes pode variar entre 12 e 36 meses dependendo da complexidade do caso.
Segundo o profissional, um tratamento ortodôntico normal dura em média entre 12 e 24 meses. Mas esse tempo pode variar devido a diversos fatores.