Como fazer um banheiro sem janela? Veja 7 soluções geniais:
As necessidades de ventilação, iluminação e segurança, entre outras, devem ser consideradas na escolha de janelas e portas para áreas úmidas. As chamadas áreas úmidas de um imóvel, como banheiros e áreas de serviços, precisam de atenção especial quando o assunto é ventilação.
Em geral, o que diferencia cada modelo de exaustor é o diâmetro da passagem de ar. Para banheiros pequenos, de até 7m², o diâmetro pode ser de 100mm. Para banheiros médios, de 7m² a 15m², opte por 125mm. Para banheiros grandes, o ideal é um diâmetro de 150mm.
Exaustor centrífugo
Meça o espaço. Sempre meça o espaço onde você planeja instalar o exaustor para garantir que caberá. Além disso, certifique-se de que o exaustor fique cerca de 60 a 75 centímetros acima do fogão e que ele cubra toda a área das bocas. Num projeto ideal, o exaustor vai ter cerca de 8 centímetros além dos limites do fogão.
Limpando o exaustor e a tampa de proteção. Comece limpando a tampa e o exaustor. Primeiramente, passe o aspirador de modo a remover a maior parte da sujeira acumulada. Em seguida, embeba um pano, de preferência um que seja de microfibra, em uma solução de água com detergente e use-o para limpar a sujeira remanescente.
Cada curva de 90 graus reduz em média de 10 a 15% do desempenho do exaustor e consequente eleva os níveis de ruído. O ideal é que as curvas nos tubos sejam suaves, preferencialmente com deflatores, de modo que o ar possa fluir sem impedimentos, minimizando a perda de pressão.
Uma boa dica é preparar uma solução com 1 litro de água, 500 ml de vinagre e uma colher de sopa bem cheia de bicarbonato. Com essa mistura, você pode limpar todas as peças do exaustor e também os eletrodomésticos - como o cooktop e a coifa - e até os azulejos e rejuntes da parede.
Para que um exaustor funcione devidamente deverá ser limpo regularmente. Desligue-o da corrente elétrica, desaparafuse a grelha e lave-a com água e detergente suave. Enxague com um pano limpo e seque bem com papel de cozinha. Uma manutenção de exaustores implicará, obviamente, a eliminação de gordura.
Damos aqui algumas dicas para consertar o exaustor:
O exaustor eólico utiliza o deslocamento das massas de ar atmosférico e o efeito de convecção da massa de ar interna. O calor se estratifica em camadas conforme a altura do local. Os aeradores eólicos, por sua vez, impulsionam a saída do ar quente estratificado, restabelecendo o equilíbrio térmico.
A limpeza deve ser feita preferivelmente apenas com água e sabão neutro. Não utilize produtos como cloro ou água sanitária. Lembre-se de que a coifa fica localizada próxima ao fogão, portanto, nada de materiais inflamáveis para a limpeza!
Para uma limpeza poderosa, ferva uma boa quantidade de água e dissolva nela detergente neutro, bicarbonato de sódio e vinagre de álcool. Deixe a grade de molho por 20 a 30 minutos. Depois, com uma esponja ou pano, remova toda a sujeira. Por fim, lave em água corrente e finalize com um pano seco.
Se for fazer a limpeza manual, coloque os filtros metálicos em uma solução de água quente com detergente neutro. Passado algum tempo, escove com cuidado, enxague e seque os filtros. Aguarde até que estejam completamente secos e coloque-os novamente na coifa.
Mistura simples: sabão (ou detergente neutro) e água quente Com um pano ou esponja macia, como sempre, aplique detergente neutro (ou sabão) e passe pelo inox. Após isso, enxague esse pano e molhe em água quente, passando na superfície de inox para tirar o sabão. Para finalizar, seque com um pano macio e voilá!
Inox brilhando Basta ter em mãos o azeite de oliva. Respingar o azeite nos locais onde quer limpar. Pegar aquela esponja que será descartada e passar óleo em tudo, fazendo movimentos circulares. Basta aplicar um pouco de pressão.
*Faça uma solução com uma colher de chá de sal, 1 colher de chá de bicarbonato e 1 xícara de chá de água. Misture tudo, coloque os talheres espaçadamente e acrescente uma folha de papel alumínio. Deixe de molho por 1 minuto. Passe os talheres na água corrente e seque-os muito bem.
Use a mistura de água e vinagre para deixar de molho; Caso prefira, você pode ferver a mistura de água e vinagre e deixar as peças de molho até a mistura esfriar; Esfregue novamente para tirar os excesso de sabão e finalize com um limpador de inox; Prontinho, suas bocas de fogão estarão brilhando!
Recorra ao vinagre branco para tirar ferrugem de inox A principal dica para tirar ferrugem de inox de forma prática é usar vinagre branco. Esse produto faz com que a sujeira solte com facilidade e, assim, a limpeza se torna bem mais simples.