No caso de uma situação de derrapagem, o motociclista deve agir com rapidez e de forma adequada, mantendo as rodas girando e a aceleração constante. Como último recurso, caso a velocidade esteja baixa ao derrapar, o condutor pode utilizar os pés como apoio para endireitar a moto.
Levante ligeiramente o pé do acelerador. Desacelerar demasiado rápido vai fazer com que as rodas traseiras derrapem também. Não toque nos pedais de freio e embreagem e não endireite o volante. Prefira manter as rodas viradas, sem rodar o volante de forma brusca ou excessiva.
Significado de Derrapar verbo intransitivo [Brasil] Deslizar, escorregar de lado (o automóvel).
Tire o pé do acelerador, não acione o freio e gire o volante na direção em que o carro estiver derrapando. Quando alinhar as rodas, acelere devagar. 5- Na derrapagem das quatro rodas, as rodas travam e o carro desliza sem perder velocidade.
O fenômeno, que ocorre porque os pneus perdem a aderência e deslizam sobre a superfície da pista (em vez de rolar sobre ela), pode ser evitado com uma boa manutenção dos pneus. Pneus em bom estado ajudam a manter o veículo firme no chão, evitando derrapagens. ... Mantenha o veículo em linha reta e reduza a velocidade.
Qualquer pneu, parado ou em rotação, possui uma aderência disponível, da qual depende a possibilidade do veículo acelerar, travar, efetuar uma passagem em curva ou simplesmente conseguir manter-se parado, por exemplo estacionado, numa rua com declive.
Aquaplanagem ou hidroplanagem significa dirigir sobre uma fina camada de água, o que indica que os pneus não estão em contato com a superfície do pavimento. Este fenômeno se dá pela combinação dos seguintes fatores: – Quantidade excessiva de água sobre o pavimento. ...
Para frenagens na areia é muito importante ativar os dois freios, o dianteiro e o traseiro, sempre com muita delicadeza. Se apenas um dos dois for ativado de forma brusca com certeza a roda do freio irá travar. Em todos os movimentos é preciso muita suavidade para pilotar moto na areia.
Se você estiver com garupa, peça para ela/ele fique firme no seu lugar, sem se mexer muito. Dependendo do caso, peça para ela/ele descer e andar ao lado da moto. Se conseguir, fique acima de 30 Km/h. Assim a roda traseira fornece uma boa força giroscópica, o que vai ajudar bastante a equilibrar a moto.
Por exemplo, a calibragem média usada nos pneus é 13 libras. Mas em uma pista molhada, um trecho mais úmido ou tracionado, você pode usar de 9 a 10 libras, de acordo com seu pneu e câmara. Já em um terreno arenoso, 13 a 15 libras são suficientes para fazer com que a moto flua e não fique pesada na hora de andar.
Para evitar derrapagens é necessário que o motociclista tenha total controle sobre a motocicleta, pistas com lama, pedregulhos, óleo, placas metálicas de obras e mesmo faixas de trânsito podem provocar derrapagens....Derrapagem
"Na chuva é preciso andar com atenção redobrada, seja pela falta de visibilidade, seja pelo perigo da aparecerem buracos", diz a motociclista. "Fora isso, a frenagem deve se manter a mesma, utilizando os dois freios e começando pelo traseiro", ressalta. O cuidado, não é à toa.
A consequência morte envolvendo motos não é uma verdade em todos os contextos. ... A moto em si não é um veículo perigoso porque ela não faz absolutamente nada que não seja decorrente de atos de seu condutor, ela é inanimada, está sujeita às circunstâncias da situação, do contexto e do meio.
Conheça algumas opções que são ideais para os iniciantes:
Para financiar uma moto é preciso solicitar crédito para uma instituição financeira. Ela vai analisar o seu perfil e comprar a moto em seu nome, se você for aprovado. Depois da compra, você deve pagar as parcelas do financiamento até que o contrato seja quitado.