O que faz o corpo de borboleta? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Hoje acionado pela ECU, o corpo de borboleta (antes chamado de TBI, sigla para Throttle Body Injection) controla a entrada de ar na admissão do motor para o cilindro, mantendo corretamente o funcionamento da marcha lenta e da aceleração.
O que acontece quando o corpo de borboleta está sujo?
Bico injetor e TBI só se limpam quando ficam sujos e essa sujeira se manifesta por um funcionamento irregular do motor, a marcha lenta variando, o carro espirrando ou tossindo. Se o motor estiver funcionando normalmente não autorize, nem limpeza de bicos, e nem de TBI.
Como funciona o corpo de borboleta eletrônico?
No pedal do acelerador, há um potenciômetro que quando acionado, o potenciômetro envia uma resistência em PWM para a ECU. Ela por sua vez, mapeia e transforma essa resistência em tensão para a abertura do corpo de borboleta. ... A ECU recebe essa informação e injeta a quantidade correta de combustível.
Qual o produto para limpar o corpo de borboleta?
Descarbonizante limpa TBI é um produto revolucionário, desenvolvido principalmente para limpeza do corpo de borboleta eletrônico, sem a necessidade de remoção; e com o veículo em funcionamento. Podendo ser utilizado em TBI, atuador de marcha lenta, sensores, etc.
Qual o defeito do sensor de borboleta?
Os defeitos mais comuns provocados por falhas no circuito do Sensor de Posição da Borboleta são: - Marcha-lenta alta (motor acelerado) ou oscilando: Sensor enviando tensão elevada com a borboleta fechada. Esse defeito em alguns casos é intermitente.
O que acontece se andar com a luz da injeção acesa?
Posso continuar dirigindo com a luz de injeção acesa? Diferente da luz de temperatura, luz do óleo, ou mesmo luz da bateria, indicadores de problemas que devem ser resolvidos de imediato, a luz de injeção admite que o motorista dirija o carro até uma oficina sem riscos de danificar outras peças ou agravar o problema.
Como é que a borboleta é formada?
A borboleta é um dos bichos que sofrem a metamorfose mais completa. A transformação ocorre em quatro fases: a do ovo, da larva, da pupa e o estágio adulto. O ciclo começa com os ovos, postos pela borboleta geralmente em folhas de planta. ... Ele se transforma, então, em larva (lagarta).
Como o corpo da borboleta e protegido?
OS INSETOS TÊM O CORPO PROTEGIDO POR UMA SUBSTÂNCIA RÍGIDA E RESISTENTE - QUITINA - QUE FORMA O EXOSQUELETO E PROTEGE OS SEUS ÓRGÃOS INTERNOS. ... O CORPO DA BORBOLETA E DE TODOS OS ARTRÓPODES, GRUPO AO QUAL PERTENCE, É REVESTIDO EXTERNAMENTE POR UMA ESPÉCIE DE ARMADURA RESISTENTE DENOMINADA EXOESQUELETO.
Qual a função sensor TPS?
O Sensor de Posição da Válvula de Aceleração (TPS) é utilizado para determinar a posição angular do eixo de um componente mecânico ou a posição linear da haste de uma válvula. A posição angular é detectada por um potenciômetro circular e a posição linear, por um potenciômetro linear.
Onde fica o sensor TPS?
Nos carros com injeção eletrônica, o sensor de posição da borboleta – também chamado de sensor TPS – é encontrado no corpo de borboleta, seu o objetivo é transmitir ao ECM (Engine Control Module – Módulo de Controle do Motor) a posição angular que o eixo da válvula borboleta se encontra.
Quando trocar o corpo de borboleta do carro?
2. Quando é necessário trocar o corpo de borboleta? Um dos principais problemas que afetam o corpo de borboleta é o acúmulo de sujeira nos orifícios calibrados e nos pequenos espaços entre a borboleta e as paredes do corpo. Costumam ser detritos que passam pelo filtro de ar ou por um escape.
Quanto tempo dura o corpo de borboleta?
Por isso, mesmo não sendo obrigatório, o ideal seria fazer uma verificação preventiva a cada revisão (ou no máximo a cada 40.000 km), e a limpeza sempre que for detectado o acúmulo de resíduos.
Como funciona o TBI eletrônico?
O corpo de borboleta (também conhecido como TBI – Throttle Body Injection) controla a entrada de ar na admissão do motor para o cilindro, auxiliando o funcionamento da marcha lenta e da aceleração. Apesar de existir o filtro de ar, a borboleta acaba ficando “suja” pelos vapores que saem de outros componentes.
O que fazer quando acende a luz da injeção?
Normalmente, é preciso levar o carro a uma concessionária ou mecânico de confiança para que o defeito seja rastreado com um scanner. Com o código de erro, e possível determinar a origem do problema no sistema de alimentação. Com o reparo feito, a luz de injeção deve apagar sozinha.
Como apagar a luz da injeção eletrônica?
Apagar luz da injeção eletrônica manualmente Para fazer isso é só colocar a chave na ignição, virar ela por cerca de 1s (um segundo) e logo em seguida desligar por 1s (um segundo) também. Faça essa operação três vezes e depois ligue o carro normalmente.