Confira nossas recomendações!
Nesse processo de demissão, o desligamento ocorre em comum acordo entre ambas partes. Além das verbas a que o trabalhador teria direito em caso de pedido de demissão, ele recebe a metade do valor referente ao aviso prévio, 20% da multa do Fundo de Garantia e a possibilidade de movimentação de até 80% do saldo do FGTS.
Logo depois da demissão, a empresa irá marcar uma data para que você faça o exame demissional. Ela pode ser feita no dia da demissão, ou durante o aviso-prévio. Trata-se de um exame de saúde ocupacional, feito em uma empresa especializada, e é um procedimento obrigatório para todos os empregados regidos pela CLT.
Turnover ativo Utilizada para calcular o desligamento de colaboradores de forma ativa. Se o turnover ativo é alto, significa que o processo de seleção está com problemas, com isso funcionários que não têm o perfil da vaga ocupada acabam posteriormente não tendo um bom desempenho.
Quando é uma demissão consensual Nesse caso, o empregado recebe férias e 13º salário proporcional, mais metade do valor referente ao aviso prévio, 20% da multa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e acesso a até 80% dos recursos depositados na sua conta do fundo de garantia.
Direitos de quem pede demissão Saldo de salário. 13º salário proporcional. Férias vencidas e proporcionais acrescidas de 1/3. Aviso prévio (se esse for cumprido pelo empregado)
Se o empregado pedir demissão ele não terá direito ao FGTS, mas de acordo com a reforma trabalhista em 2019, surgiu a Demissão Consensual, nela há possibilidade do empregado receber 50% da multa rescisória sobre o saldo do FGTS, além de 80% do saldo da conta do FGTS.
120 dias