Senhor dos caminhos e das encruzilhadas, mensageiro dos orixás, Exu é o dono da rua. Vale lembrar que a encruzilhada tem uma importância simbólica universal, representando o centro e o lugar de passagem entre os mundos dos homens e dos deuses.
Exus: Encarnados tiveram geralmente vida complicada, marcadas pelo ódio, agressão e violência. Mesmo assim, superaram, progrediram e atuam como agentes de luz, praticando a caridade e executando a lei de forma ordenada, sob a regência dos chefes e em nome dos Orixás.
Dizem que Exu da morte dos 7 infernos comanda os sete cruzeiros do inferno; é dono de um exercito composto de demonios, almas penadas, é composta e sangue seco. Este exu pode trazer doenças, intriga, morte, decadencia fisica e moral e deformidade fisicas; ele é muito perigoso e cruél.
O cumprimento no Conga deve ser feito da seguinte maneira Deita-se no chão com a cabeça voltada para o Conga e as mãos no chão acima da cabeça direcionadas também ao Conga, agradece a permissão de estar ali naquele momento, pede proteção aos Orixás e pede que os problemas sejam resolvidos e que o trabalho seja bem ...
” Salve Deus, Pai Criador de todo o Universo, Salve Oxalá, força divina do amor, exemplo vivo de abnegação e carinho. Bendito seja o Senhor do Bonfim. Bendita seja a Imaculada Conceição. Salve Zé Pilintra, mensageiro de luz, guia e protetor de todos aqueles que em nome de Jesus praticam a caridade.
Da mão direita, depois tocando a fronte (Eledá), o lado direito da cabeça (Otum – 2º Orixá) e a Nuca (os Ancestrais); Saudando os orixás e guias; Da mão direita 3 vezes e depois tocando a fronte, o lado direito da cabeça e a nuca, para saudar Obaluaiê.
São vários os nomes dos Erês, como por exemplo, Joãozinho, Aninha, Mariazinha, Zezinho. Quando demonstram alguma relação com um orixá em especial, seu nome leva um complemento. Umbanda, Candomblé e Quimbanda: Veja as diferenças e semelhanças!
Saudação aos Orixás e às Entidades de Umbanda
Na esquerda podemos citar os Exus, Exus-Mirins e Pombajiras. Contudo ainda existem certas linhas de trabalho que parecem se adaptar a tudo, como os malandros (pernambucanos), ciganos, boiadeiros e até alguns intermediários de Ogum.
Já nos atabaques, além de saudar o chão pedindo seu axé, tocamos três vezes com as costas das mãos na beirada de cada um dos atabaques pedindo saúde, paz e prosperidade, para em seguida tocarmos nossa testa também três vezes com a ponta dos dedos das duas mãos, dizendo: por Olorum, por Oxalá e por Ifá.
Culto aos Pretos Velhos Banhos de ervas: banho de guiné, banho de girassol, banho de rosa branca, banho de flores de alfazema, banho de sal grosso. Saudação: Saravá Pretos Velhos, maleme as almas!
Pegue uma vela palito branca, um galhinho de arruda, guiné e alecrim, um copo de água mineral, uma xícara de café. Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos. Dentro do copo com água, coloque as ervas e, junto, ofereça a xícara de café.