Organização funcional é um tipo de estrutura organizacional que usa o princípio da especialização baseado na função, ou no papel desempenhado.
Vantagens da estrutura funcional
Pessoas em um ambiente de estrutura funcional possuem habilidades especializadas que lhes permitem trabalhar de forma mais rápida e eficiente do que aquelas que não estão familiarizadas com assuntos específicos, o que leva a maior produtividade.
Na estrutura funcional os recursos estão organizados em departamentos. Por exemplo: administrativo, contábil, marketing, desenvolvimento, produção, etc. Os recursos alocados em cada departamento respondem a um único chefe. Além disso, cada área tem pessoas que compartilham de conhecimentos e habilidades similares.
Dos componentes organizacionais: Capital, Pessoas, Tecnologia e Processos, precisamos entender que as pessoas são os mais importantes e assim estamos começando a compreender como uma organização funciona e onde ela pode chegar.
Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Em um enfoque amplo, inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos.
A estrutura organizacional de uma empresa inclui sua departamentalização, ou seja, a divisão por setores, mas também as relações hierárquicas entre eles. O conceito de estrutura organizacional não é, portanto, sinônimo nem de departamentalização nem de hierarquia isoladamente, mas sim uma combinação entre elas.
A importância das estruturas organizacionais Os principais tipos são: funcional, divisional e matricial. A estrutura divisional é adequada para organizações com unidades de negócios distintas, enquanto uma estrutura funcional é baseada nos deveres de cada cargo.
Logo de imediato, podemos pensar em estruturas divididas em dois grandes grupos: formal e informal. Também é comum pensarmos nas estruturas organizacionais de acordo com a relação entre empregados e líderes, podendo ser vertical ou horizontal. A estrutura formal é, geralmente, vertical.
Estrutura Organizacional Além da estrutura operacional propriamente dita, conta com órgãos deliberativos que dão suporte às decisões de natureza acadêmica e administrativa.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 2018.
Organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos. Normalmente é formado por uma, duas ou mais pessoas que executam funções de modo controlado e coordenado com a missão de atingir um objetivo em comum com eficácia.
Organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos. Normalmente é formado por uma, duas ou mais pessoas que executam funções de modo controlado e coordenado com a missão de atingir um objetivo em comum com eficácia.
A importância dos recursos organizacionais é que eles representam todos os meios necessários colocados á disposição das organizções para a realização de suas atividades.
Os recursos organizacionais sejam materiais, financeiros, humanos ou mercadológicos requerem complexos processos de administração. Todos precisam ser captados do ambiente, aplicados internamente dentro do sistema, mantidos, desenvolvidos e controlados, para que o sistema seja eficiente e eficaz.
e. Feedback da resposta: RESPOSTA CORRETA: D Comentário: segundo os autores da área de finanças, os principais recursos à disposição da empresa são os recursos humanos, materiais e financeiros, sendo que a administração correta desses recursos é que proporcionará condições da empresa alcançar seus objetivos.
Os recursos de uma empresa são todos aqueles fatores que fornecem à organização os meios necessários para realizar sua atividade. Esses fatores podem ser de qualquer tipo: pessoas, máquinas, dinheiro, uma tecnologia específica, entre outros.