Entre seus primeiros poderes, o AI-1 determinava que o governo militar poderia cassar mandatos legislativos, suspender os direitos políticos (por dez anos) ou afastar do serviço público todo aquele que pudesse ameaçar a segurança nacional.
Art. 1º - São mantidas a Constituição de 24 de janeiro de 1967 e as Constituições estaduais, com as modificações constantes deste Ato Institucional. ... 3º - O Presidente da República, no interesse nacional, poderá decretar a intervenção nos Estados e Municípios, sem as limitações previstas na Constituição.
Pedro I
Também chamado de Parlamento ou “Casa do Povo”, o Congresso Nacional é o grande centro de exercício do Poder Legislativo em nível Federal. Nesse texto, o Politize!
A conjuntura política e a pressão dos militares levaram Vargas a renunciar em outubro de 1945, pondo fim ao que os historiadores chamam de Era Vargas. Em 1951, Vargas ainda retornaria ao poder, dessa vez através de eleições diretas para presidente.
O Estado Novo terminou com uma deposição de Getúlio Vargas pelos militares em 1945, advinda do crescente oposição durante a Segunda Guerra Mundial, que se intensificara a partir de 1942, ... Desde a coluna prestes os comunistas tentavam ascender ao poder, o que continuou durante a Era Vargas, mas eles foram perseguidos.
No final de outubro, o general Góis Monteiro, que tinha assumido o posição de ministério de Guerra no lugar do general Gaspar Dutra, iniciou mobilizações de tropas no Distrito Federal, que culminariam com a deposição do presidente em 29 de outubro de 1945.
O Estado Novo foi a fase ditatorial da Era Vargas. Teve início em novembro de 1937, quando o presidente outorgou uma nova Constituição e decretou o fechamento do Congresso, e foi finalizado quando Vargas recebeu um ultimato dos militares e foi obrigado a renunciar à presidência, em outubro de 1945.