De qualquer forma, em lojas especializadas, é possível encontrar uma papa de criação apropriada. Um exemplo de papa caseira pode ser feita com ração de gato embebida em água, ovo cozido e farinha de rosca, tudo misturado até obter uma consistência pastosa. Mas não é só a comida de passarinho que importa.
Por isso, quando estão crescendo em cativeiro, o indicado é que a comida seja uma papinha adequada, servida ao filhote por uma seringa, devagar e aos poucos. Nunca ofereça papinhas caseiras a base de fubá, pois são pobres em nutrientes e não serão o suficiente para fazer o passarinho ganhar força para crescer saudável.
Lave as mãos e coloque luvas, se tiver. Com cuidado, erga o passarinho ferido e coloque-o na caixa, levando em seguida ao veterinário. - Não mexa muito no pássaro: depois de colocá-lo em um lugar seguro e aquecê-lo, é melhor deixá-lo em paz. É essencial que não o alimente e não o manuseie sem necessidade.
Pegue uma caixa de sapato ou outro recipiente pequeno e limpo e faça furos para ventilação. Forre a caixa com um pano limpo ou com papel toalha. Lave as mãos e coloque luvas, se tiver. Erga com cuidado o passarinho ferido e coloque-o na caixa.