Na anatomia do embrião, a somatopleura é uma estrutura criada durante a embriogénese quando a mesoderme lateral se divide em duas camadas. ... A camada externa, ou somática, torna-se aplicada à superfície interna da ectoderme, com ela formando a somatopleura que por sua vez forma o sistema cardiovascular.
Na área em que a fosseta primitiva invagina-se no epiblasto, o canal notocordal persiste, dando origem ao canal neuroentérico que comunica, temporariamente, a cavidade amniótica acima e a vesícula umbilical abaixo. Esta comunicação se oblitera quando a notocorda se descola do endoderma.
O período de organogênese ocorre da quarta à oitava semana do desenvolvimento embrionário. Ao final da oitava semana, o funcionamento da maioria dos principais sistemas de órgãos é mínimo, com exceção do sistema cardiovascular. No término desse período, o embrião terá aspecto humano.
Em embriologia, a placa neural é uma porção dorsal da ectoderme, sendo uma estrutura base do sistema nervoso. É formada pela interação da mesoderme dorsal com a ectoderme. Na primeira etapa da neurulação ocorre o alongamento de células ectodérmicas da linha média, formando a placa neural.