O ciclo PDCA é um método de gestão de projetos que permite melhorar produtos, serviços e processos em apenas quatro passos. Ao planejar, executar, verificar e agir, você aprimora continuamente o seu negócio, reduz custos, acelera rotinas e elimina erros.
O Ciclo PDCA — também chamado de Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart — é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).
O MASP é um método que permanece atual e em prática contínua, sendo aplicado regularmente até progressivamente por organizações de todos os portes e ramos, além de uma boa ferramenta para Ações Corretivas, pode ser aplicado para determinar a causa raiz da não conformidade e verificar sua eficácia.
São esses os passos: Enfrente o problema, identifique a causa, aja sob a causa, procure feedbacks. É, não são tão simples assim, mas são só 4, né? Não que seja necessariamente fácil, mas pode valer a pena!
Etapa 1: Identificação do problema Se feita de forma clara e criteriosa pode facilitar o desenvolvimento do trabalho e encurtar o tempo necessário à obtenção do resultado.
O processo geral de solução de problemas pode ser descritos em cinco etapas consecutivas: (1) definição do problema; (2) análise do problema; (3) pesquisa de possíveis soluções; (4) avaliação das alternativas; e (5) recomendação para ação.
As sete ferramentas da qualidade são:
Etapas do Método de Análise de Solução de Problemas – MASP relacionadas ao Ciclo PDCA