O ciclo de suprimentos segundo Chopra & Meindl (2003), relaciona o fabricante e o fornecedor, incluindo os processos necessários para garantir que os materiais estejam disponíveis e a fabricação ocorra sem atrasos.
Conforme colocado por Vivaldini e Pires (2010) de uma forma simplificada, uma Cadeia de Suprimentos (Supply Chain) pode ser definida como os processos envolvendo fornecedores-clien- tes ligando empresas desde a fonte inicial de maté- ria-prima até o ponto de consumo do produto aca- bado.
Espera-se que o SCM melhore o processo produtivo, ao longo de toda a cadeia de suprimentos, reduzindo estoques e melhorando a comunicação entre parceiros, por exemplo. ... Além disso, vimos benefícios do SCM, entre eles, a redução do tempo de resposta da cadeia de suprimentos.
A cadeia de suprimentos é estratégica e atua diretamente com fabricantes, fornecedores e parceiros externos. Sua finalidade é obter vantagem competitiva pelo incentivo à inovação e à diminuição de gastos em diferentes etapas da produção.
A logística controla os processos de distribuição e os internos. Já a cadeia de suprimentos monitora os processos internos e externos, inclusive a gestão de todo o ciclo. Portanto, a relação entre os dois elementos é fundamental para os resultados positivos da empresa.
O curso de Logística forma profissionais especializados em atividades de transporte, armazenamento e distribuição de produtos e mercadorias. ... Nesse período o estudante vai se familiarizar com diversas disciplinas das áreas de Administração, Matemática, Informática, Transportes, Legislação Tributária e mais algumas.