A hipercifose é um desvio postural em que o indivíduo apresenta uma curvatura muito acentuada na região torácica da coluna vertebral. Os desvios posturais são bastante comuns na população. Suas causas são as mais variadas, que podem ser desde má formação até postura inadequada.
Na posição sentada deve manter os braços ao longo do corpo e inclinar o pescoço para cada um dos lados: direita, esquerda e para trás, mantendo o alongamento por cerca de 30 segundos, de cada vez. O fisioterapeuta poderá indicar outros exercícios, de acordo com a necessidade.
Manter o corpo ativo e fortalecer suas musculaturas faz parte tanto do trabalho de prevenção quanto do tratamento da hipercifose torácica. No tratamento podemos usar tanto o Pilates quanto o Treinamento Funcional já que esse é um desvio postural causado pelo movimento.
A hipercifose é o aumento do grau da curvatura da coluna torácica, dando a impressão de uma “corcunda”. Essa alteração ocorre por diversos fatores, podendo ser uma alteração postural, por fraturas de osteoporose ou por patologias mais agravantes, como exemplos a Doença de Scheuermann e a espondilite anquilosante.
A escoliose acomete principalmente as regiões torácica e lombar da coluna vertebral. Na região torácica, a coluna se articula com as costelas, formando o que chamamos de caixa torácica. Dentro da caixa torácica estão "guardados" os pulmões e o coração, órgãos de importância vital.
A hiperlordose é caracterizada pelo aumento da curvatura da coluna vertebral na região lombar ou cervical. A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, que podem ser divididas em vértebras cervicais, torácicas, lombares, sacro e o cóccix.
Antes, porém, é importante identificar os músculos responsáveis pela manutenção da lordose. Os músculos anteriores que fixam a lordose são: diafragma, iliopsoas e adutores pubianos. São os músculos anteriores que empurram a coluna lombar para a frente, colocando a pelve em anteversão.
A acentuação da lordose lombar é conhecida como hiperlordose lombar. ... e também os músculos da região lombar e flexores do quadril que apresentam-se encurtados. ... mobilidade do quadril, além do aumento da flexibilidade dos músculos posteriores da coxa. ... Prevenir a progressão é fundamental.
5 doenças mais comuns na coluna (e como tratar)