– A metaplasia é o resultado da reprogramação de células precursoras que se diferenciam ao longo de uma nova via. – Substituição do epitélio glandular endocervical por células de reserva subcolunares, que se diferenciam em epitélio escamoso (maduro ou imaturo).
Metaplasia é uma alteração reversível quando uma célula adulta, seja epitelial ou mesenquimal, é substituída por outra de outro tipo celular. Pode ser interpretado como uma tentativa do organismo de substituir um tipo celular exposto a um estresse a um tipo celular mais apto a suportá-lo.
Existem quatro tipos distintos de metaplasia: Epitelial escamoso: ocorre em fumantes, onde o epitélio pseudo-estratificado ciliado que reveste os brônquios pode transformar-se em epitélio estratificado pavimentoso. Consequentemente há a perda de secreção de muco.
O carcinoma urotelial, antigamente denominado carcinoma de células transicionais, é um tipo de neoplasia que se origina de células epiteliais do urotélio, cujo padrão histológico mais comum é o papilar, com estratificação epitelial e feixe fibrovascular de suporte espessado.
Figura 1: Corte histológico revelando mucosa vesical, apresentando alguns ninhos de von Brunn, formações glandulares com revestimento epitelial colunar e áreas de epitélio mucossecretor.
Estas siglas fazem parte do estadiamento do tumor, após realização de exame anatomopatológico. pT1a significa tumor menor que 4cm limitado ao rim. Sugiro que consulte com o médico que fez a cirurgia, ele poderá te explicar melhor o resultado do exame, bem como o seguimento necessário.
O estadiamento patológico baseia-se nos achados cirúrgicos e no exame anatomopatológico da peça operatória. É estabelecido após tratamento cirúrgico e determina a extensão da doença com maior precisão. O estadiamento patológico pode ou não coincidir com o estadiamento clínico e não é aplicável a todos os tumores.
O estadiamento patológico é aquele realizado após a cirurgia através da análise anatomo-patológica dos órgãos ou tecido retirados na cirurgia. Este é o estadiamento mais importante, pois ele irá definir realmente qual o grau de avanço da doença no órgão.