4.
Miocardite é a inflamação do tecido muscular do coração (miocárdio) que causa a morte do tecido. A miocardite pode ser causada por muitos problemas, incluindo infecção, toxinas e medicamentos que afetam o coração, e por distúrbios sistêmicos, como sarcoidose, mas muitas vezes a causa é desconhecida.
A cardiopatia chagásica parece ser um resultado de uma complexa evolução de infecção por Trypanosoma cruzi. A intensidade das lesões são em parte resultantes de lesões inflamatórias e isquêmicas. A existência de uma resposta imune desequilibrada do hospedeiro contra T.
O termo patogénese ou patogenia refere-se ao modo como os agentes etiopatogénicos agridem o nosso organismo e os sistemas naturais de defesa reagem, surgindo mesmo assim, lesões e disfunções das células e tecidos agredidos, produzindo-se a doença.
Infecção diz respeito à entrada e multiplicação de um agente patogênico em um organismo, que passa a ser um hospedeiro. Já as doenças são quadros patológicos caracterizados por desordens fisiológicas e bioquímicas que podem ou não ser causadas por agentes patogênicos.
As doenças infecciosas são doenças causadas por microrganismos como vírus, bactérias, protozoários ou fungos, que podem estar presentes no organismo sem causar qualquer dano ao organismo.
Infecção pode ser definida, de acordo com o Ministério da Saúde, como “penetração e desenvolvimento ou multiplicação de um agente infeccioso no organismo do homem ou de outro animal.” A infecção pode desencadear algumas manifestações clínicas, sendo, nesse caso, denominada de doença infecciosa.
Alguns sintomas que podem ser causados por infecções:
Quando dentro do corpo, causam danos de duas maneiras: pela destruição direta do tecido ou pela produção de toxinas.
Quando se pensa em bactérias, os seres mais numerosos do planeta e invisíveis a olho nu, vêm logo à cabeça micro-organismos perigosos à saúde. Mas centenas de tipos habitam o corpo humano e são imprescindíveis para manter o equilíbrio do organismo, fazer a digestão e impedir a invasão de seres “do mal”.
Ambos causam doenças, às vezes fatais, mas biologicamente são completamente diferentes. Enquanto bactérias são organismos vivos, vírus não passam de partículas infecciosas. Os dois são invisíveis a olho nu, se multiplicam rapidamente em um curto período de tempo e podem causar doenças.
As principais doenças causadas por bactérias você confere abaixo: