Estágio 2: Com o nódulo medindo entre 2 e 5 cm, já houve o contato com os linfonodos. A partir desse estágio, além da cirurgia e radioterapia, é necessário realizar quimioterapia e hormonoterapia. Estágio 3: A partir desse estágio, os tumores medem mais de 5 cm e já se espalharam por vários linfonodos das imediações.
As células estão crescendo mais lentamente e se parecem mais com o tecido normal da mama. Grau 2 ou moderadamente diferenciado (Pontuação 6 ou 7). Têm características entre os tipos 1 e 3. Grau 3 ou pouco diferenciado (Pontuação 8 ou 9).
O Grau Histológico (GH) do tumor é uma das características anatomopatológicas mais importantes. O sistema de classificação Nottingham, que é uma modi- ficação do Scarff-Bloom-Richardson (SBR)5,6, é o sistema de classificação mais utilizado para determinar o GH em casos de câncer de mama7.
O grau nuclear é o quanto os núcleos das células do tumor estão diferentes do tecido normal. O grau histológico é, da mesma forma, o quão diferente a arquitetura do tecido tumoral está diferente do tecido mamário normal.
INTERMEDIÁRIO-PERTO: Lentes com vários focos. Ela é basicamente uma multifocal que prioriza a visão para perto e à distância intermediária. Excelente lente para quem trabalha muito com o computador ou que tem profissões que utilizam muito a visão intermediária (como dentistas, arquitetos, cabeleireiros…).
Para a maioria das doenças o grau de agressividade é divido em 1 (bem diferenciado), 2 (moderadamente diferenciado) e 3 (pouco diferenciado). Quanto maior é o grau, maior é a velocidade de crescimento do tumor.
– Estágio 3c – Há células de câncer maiores que dois centímetros de diâmetro no revestimento do abdômen, e/ou câncer nos gânglios linfáticos da barriga, da virilha ou detrás do útero. Este é o estágio mais avançado. Significa que o tumor se disseminou para órgãos distantes do ovário.