Quais são as suas principais características redução do comércio e da circulação monetária; ruralização da sociedade; feudalismo; fortalecimento da Igreja Católica.
A Alta Idade Média compreende os anos entre 476 e 1000 e é marcada pelas invasões bárbaras no território do Império Romano e a consolidação do sistema econômico feudal. Bárbaro, na visão dos romanos, era todo povo que tinha uma cultura diferente da greco-romana.
Durante a Alta Idade Média, a Igreja Católica estabeleceu as doutrinas do cristianismo e combateu as heresias (destaque para o combate ao arianismo). Por fim, a Alta Idade Média foi marcada pelo surgimento do islamismo. Essa religião surgiu no século VII, por meio de Muhammad, seu profeta.
476 d.C. – 1000 d.C.
As universidades, bancos, o relógio mecânico, óculos, as ordens monásticas, a arte gótica, o canto gregoriano, a expansão marítima, a letra cursiva, as festas religiosas, são, entre muitas outras, contribuições que a Idade Média nos deixou.
A dominação religiosa teria impedido o desenvolvimento da razão, criando uma era de atraso e primitivismo. Para os iluminados do Renascimento, a Idade Média era o tempo da escuridão, das sombras, era a Idade das Trevas.
Alguns historiadores usaram esta expressão, pois tinham como referências a cultura greco-romana e da época do Renascimento. ... Atualmente, o uso do termo “Idade das Trevas” é considerado preconceituoso e também incorreto, pois desqualifica a cultura, a ciência e a arte da Idade Média.
O termo “Idade Média” vem do latim medium aevo. ... Mas entre o latim clássico e sua redescoberta, existiu um latim que fugiu dos padrões da Antiguidade Clássica, chamado latinitas media. A expressão medievo, período compreendido entre os séculos V e XV, surgiu deste latim.
O termo “Idade Média” não foi criado pelas pessoas que viveram no medievo, mas sim por pessoas que viveram após ele. Os responsáveis por essa nomenclatura foram os renascentistas, e um dos primeiros a valer-se da ideia por trás dela foi um italiano do século XV chamado Giovanni Andrea|1|.
A própria expressão “Idade Média” foi cunhada por intelectuais da Renascença Italiana, que consideravam os mil anos anteriores a eles como um hiato, um “intervalo sombrio”, entre a cultura clássica greco-romana e o resgate dela feito pelos renascentistas.
Inicia-se com a Queda do Império Romano do Ocidente e termina durante a transição para a Idade Moderna. A Idade Média é o período intermédio da divisão clássica da História ocidental em três períodos: a Antiguidade, Idade Média e Idade Moderna, sendo frequentemente dividido em Alta e Baixa Idade Média.
Os servos compunham a sociedade feudal, eram responsáveis pelo sustento de todas as ordens feudais e deviam subordinação ao seu senhor. ... Na condição de servos, esta classe de camponeses devia realizar todo o trabalho agrícola responsável pelo sustento de todas as ordens feudais.
As feiras, criadas pelos mercadores, destacaram-se como importantes entrepostos comerciais e como centro do desenvolvimento urbano. ... Os mercadores, principais responsáveis pelas atividades comerciais, deslocavam-se de uma região para outra negociando suas mercadorias.
As feiras medievais eram eventos que reuniam compradores e vendedores de diferentes mercadorias em um lugar específico da cidade em uma data previamente marcada ou durante um período especial. ... Desde o início, a igreja auxiliava e patrocinava as feiras medievais, que lhe rendiam recursos importantes.
60 dias
Entre todas as feiras medievais, as mais importantes foram, sem dúvida, as feiras de Champanhe, que ligavam a Itália aos Países Baixos e que atraíam mercadores de toda a Europa.
As feiras medievais são eventos que têm lugar em locais onde os artesãos expõem e vendem mercadorias e se faz uma espécie de encenação de uma feira da época medieval com a recriação de eventos históricos.
Quem incentivava as feiras medievais eram os artesãos, pois nessas feiras é que eles apresentavam e vendiam seus produtos para o público geral, sendo uma fonte de renda para eles e suas famílias. ... Por isso havia as feiras medievais, que eram importantíssimas.
Resposta. Resposta:o. comercio era escasso ,mas foi praticado durante toda a idade media nas proximidades dos castelos. o uso de dinheiro nessas transações comerciais era reduzido, pois prevalecia a troca direta de produtos chamadas escambo . o comercio também foi muito desigual em toda a Europa.
Durante o período feudal, o comércio era feito através dos insumos que eram produzidos em sobra entre os feudos e alguns poucos outros itens que precisavam ser importados de uma região para outra.
As grandes estradas romanas deterioraram-se com o tempo, tornando o transporte terrestre difícil e caro. As cidades encolheram e passaram a servir uma área mais local do que na época romana.
A atividade comercial esteve profundamente relacionada com o surgimento das cidades medievais, uma vez que, no cruzamento de grandes rotas comerciais originaram-se várias feiras temporárias, as quais, devido ao maior fluxo de indivíduos que se dirigiam a esses locais, passaram a possuir a necessidade de se tornarem ...