EQST

O Que Cabimento No Direito?

O que é cabimento no direito?

(i) cabimento: possibilidade jurídica de interposição do recurso conforme a decisão. Para cada decisão há um recurso cabível, relação com o princípio da singularidade/unicidade/unirrecorribilidade e com o princípio da fungibilidade; ... (v) tempestividade: interposição do recurso de acordo com o prazo fixado em lei.

Quem tem interesse em recorrer?

Possuem legitimidade para recorrer: a parte, o terceiro prejudicado e o Ministério Público. ... Assim, o Código de Processo Civil, em seu artigo 499, permite a interposição do recurso pelas partes, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público.

Quando há interesse recursal?

Então, tem-se interesse quando o recurso possa conferir mais do que aquilo atualmente titularizado, qualquer acréscimo a esfera jurídica, mesmo que seja apenas no plano da eficácia. O interesse recursal tem na sucumbência jurídica sua atual pedra de toque.

O que é falta de interesse recursal?

FALTA DE INTERESSE RECURSAL-NÃO CONHECIMENTO DO RECURSO. Exige-se para o conhecimento do recurso, a presença do pressuposto subjetivo de admissibilidade, interesse de agir, que decorre do prejuízo que a decisão possa ter causado à parte.

Como se caracteriza o interesse recursal?

Interesse recursal: é um binômio, pois o recorrente deve ter a necessidade de recorrer e atuar de forma adequada. Quanto à necessidade é preciso a existência de uma decisão que cause à parte prejuízo.

É possível recorrer para manter o resultado mas alterar a fundamentação da sentença?

Mas existem dois casos em que é possível interpor recurso para que seja alterada a fundamentação da sentença, mantendo o seu resultado. ... Nesses casos, é interessante para o réu recorrer para alterar a fundamentação, pois a sentença fundada em outra razão se revestirá da coisa julgada, o que é mais favorável para o réu.

Quais os reflexos de uma apelação que impugna somente metade da sentença?

No caso de a apelação ser apenas parcial, a devolução será apenas a matéria impugnada. A apelação é uma espécie de recurso que tem como finalidade a revisão de uma sentença definitiva ou terminativa, visando sua reforma ou invalidação da decisão judicial proferida por juiz de primeiro grau..

Quando a sentença deve ser anulada?

ANULAÇÃO DA SENTENÇA. 1) Por ser matéria de ordem pública, decreta-se de ofício, a nulidade da sentença sem a fundamentação exigida pelo art. 458 , II, do CPC , e art. ... 515, § 4º, do CPC], toda vez que a controvérsia de mérito versar sobre matéria de fato e de direito suficientemente provada e debatida nos autos.

O que é o erro material na sentença?

O erro material ocorre em sentença ou outra decisão proferida pelo juiz, sendo um vício sanável por meio do recurso de embargos de declaração. ... I – para corrigir-lhe, de ofício ou a requerimento da parte, inexatidões materiais ou erros de cálculo; II – por meio de embargos de declaração.”

Quando há omissão na sentença?

A omissão só existe quando o juiz deveria se pronunciar sobre ponto que alteraria o julgado, e ele não o faz.

Quem é o superior de um juiz?

Em linhas gerais, o desembargador é um juiz. ... Neles, trabalham os juízes de Direito, geralmente mais jovens e menos experientes do que os desembargadores. O desembargador pode, por exemplo, rever as decisões dos juízes de primeira instância e modificá-las. Nesse sentido, pode ser considerado -o juiz dos juízes-.