Abdução e adução Abdução/Abdutor: afastar o membro do eixo sagital mediano. Adução/Adutor: aproximar o membro do eixo sagital mediano (centro do corpo).
A abdução é o movimento para longe da linha média do corpo ou do segmento. Já a adução é o movimento de aproximação da linha média do corpo ou dos segmentos.
Adução: transporte de água do manancial ao tratamento ou da água tratada ao sistema de distribuição. ... Um sistema de abastecimento de água, em geral é composto por: manancial, captação, adução, tratamento, reservação ou reservatório, rede de distribuição e ligações prediais, estações elevatórias ou de recalque.
Adução. É o movimento de lateralização do braço. É quando, neste caso, o braço encontra-se totalmente lateral ao corpo ou próximo da linha media do corpo. Implica o retorno do membro superior, de qualquer grau de abdução, em direção ao plano mediano.
ABDUÇÃO: movimento articular que afasta o segmento da linha mediana do corpo. Ocorre no plano frontal.
Abdução do ombro Movimento do segmento afastando-se da linha média, em plano frontal. Os responsáveis por este movimento são o deltoide anterior e médio, o supraespinhoso e o bíceps.
O Plano Frontal ou Coronal divide o corpo em partes anterior (ventral) e posterior (dorsal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo anteroposterior (AP) e incluem a abdução e a adução. O Plano Transversal ou Horizontal divide o corpo em partes superior (cranial) e inferior (caudal).
Os principais movimentos da Terra, isto é, aqueles que possuem um efeito direto mais notório em nossas vidas, são a rotação e a translação. ... A rotação ocorre no sentido anti-horário, ou seja, de oeste para leste, o que faz com que o movimento aparente do sol seja de leste (nascente) para oeste (poente).
Eles possuem ações na respiração, defecação, micção, parto, vômito, além dos movimentos do tronco que são flexão anterior, rotação e flexão lateral. O músculo reto do abdome é o principal flexor de tronco, sendo auxiliado (ajudado) pelos músculos oblíquos do abdome, quando atuam juntos.
As articulações sinoviais movem-se de várias maneiras. Entre os movimentos realizados por esse tipo de articulação, podemos citar a flexão, extensão, abdução, adução, rotação, pronação, inversão, refração, elevação e depressão.
Os eixos existentes são eixo sagital ou ânteroposterior une o centro do plano ventral (anterior) ao centro do plano dorsal (posterior). O eixo longitudinal ou crânio caudal une o centro do plano cranial ao centro do plano podálico.
Rotação externa é o movimento no qual a parte anterior do braço se volta para o lado de fora do corpo. ... Flexão é o movimento no sentido anterior, ou seja, a partir da posição do cotovelo reto até ficar completamente dobrado, levando os braços em direção ao peito.
Os movimentos que ocorrem no PLANO SAGITAL essencialmente o fazem em direção ântero-posterior. São exemplos: FLEXÃO, EXTENSÃO E HIPEREXTENSÃO. Esses movimentos giram em torno do EIXO HORIZONTAL ou TRANSVERSAL.
primários no plano frontal são: ABDUÇÃO e ADUÇÃO. segmento corporal se afasta da linha média do corpo. Na Adução ocorre o contrário. punho no plano frontal acontece em direção à ulna o movimento é conhecido como DESVIO ULNAR.
Gerais. Flexão = Movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) aproximam-se um do outro. ... Abdução = Movimento no plano frontal, quando um segmento move-se para longe da linha sagital (média) do corpo.
Planos e eixos Planos de ação são linhas fixas de referência ao longo das quais o corpo se divide. ... Os movimentos que ocorrem neste plano são abdução e adução. O plano sagital passa através do corpo da frente para trás e o divide em direita e esquerda.
Sempre que um plano passa pela linha média de uma parte, esteja ela no plano sagital, frontal ou transverso, está se referindo ao plano cardinal, porque divide o corpo em partes iguais. ... O eixo sagital é um ponto que percorre a articulação de frente para trás. O eixo frontal vai de lado a lado e o eixo vertical,…
Os eixos são linhas imaginárias que atravessam os planos do corpo perpendicularmente para possibilitar movimentos. Lembrando que estes planos e eixos serão sempre aplicados nas partes do corpo humano que permitem graus de movimentos amplos (articulações diartrose).
As seis paredes que constituem o caixão representariam os planos tangenciais, que são: ... - Plano inferior (podálico): é o que se situa por baixo dos pés. - Plano anterior (ventral): que passa pela frente do corpo. - Plano posterior (dorsal): é o que formaria o fundo do caixão, ou seja, atrás das costas.
Na anatomia temos quatro planos anatômicos: mediano, sagital, frontal e transverso. Plano Mediano: o plano mediano é um plano vertical, que “corta” imaginariamente o corpo longitudinalmente, dividindo assim em duas metades “equivalentes” direita e esquerda.