A silicose é, pois, uma doença profissional e geralmente afeta os mineiros que trabalham em túneis e galerias e todas as demais pessoas expostas ao pó de sílica. A sílica se deposita nos alvéolos pulmonares, causando graves danos a eles e levando a uma fibrose pulmonar nodular irreversível.
A silicose é uma forma de pneumoconiose causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina e caracterizada por inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão. Provoca, na sua forma aguda, dificuldades respiratórias, febre e cianose.
Assim, ao trabalhar, a pessoa inspira essas substâncias e, com o passar do tempo, pode ocorrer fibrose pulmonar, dificultando expansão dos pulmões e resultando em complicações respiratórias, como bronquite ou enfisema crônico.
Silicose caracteriza-se pela formação de protuberâncias (nódulos) e tecido fibroso nos pulmões. É a mais antiga doença pulmonar ocupacional conhecida e é causada pela exposição a partículas inaladas de sílica, principalmente a partir de quartzo nas rochas, areia e substâncias similares.
É uma doença do sistema respiratório provocada pela aspiração de poeira contendo asbesto. Também conhecida como fibrose pulmonar por exposição ao asbesto, esta complicação promove uma fibrose pulmonar crônica que não pode ser revertida. O asbesto é comercialmente chamado de amianto.
A sílica é o mineral dióxido de silício que está presente nas rochas, areias, quartzo, quartzito e em outros materiais. A inalação do seu pó causa a silicose.
Tratamento de Silicose
Para prevenir as crises de alergia à poeira é importante tomar medidas de controle ambiental, como por exemplo:
Dados nacionais sugerem ser Minas Gerais o Estado com maior número de casos se silicose, com um registro documentado pelo MS de 7416 casos, a maior parte proveniente de mineração de ouro da região de Nova Lima e Raposos.
Esta destruição acontece nos alvéolos onde é feita a troca gasosa, ou seja, onde absorvemos oxigênio e liberamos dióxido de carbono. Normalmente o enfisema se deve ao tabagismo, podendo também ser causado por vapores químicos ou poluentes, por exemplo.
Enfisema pulmonar ou apenas enfisema é uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) causada pela exposição demasiada a agentes poluentes e químicos, como fumaça e cigarro. Isso provoca a gradativa destruição dos alvéolos pulmonares.
Primeiramente, a enfisema pulmonar faz os alvéolos pulmonares se dilatarem e, com isso, acarreta a diminuição do contato do mesmo com a corrente sanguínea... Quando uma pessoa realiza uma atividade física que exija uma grande quantidade de oxigênio no sangue e a pessoa tem essa doença ela se cansará mais pelo fator de ...
A hematose acontece quando o oxigênio proveniente da respiração pulmonar chega aos alvéolos pulmonares. Nesse local, o oxigênio difunde-se para o sangue presente nos capilares à sua volta e o gás carbônico presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos (trocas gasosas).
Resposta: Pois o pulmão é o lugar onde o ar fica, e se tiver alguma doença no pulmão, como Enfisema Pulmonar,o ar não fica bom lá dentro, então ele não entra mais e pode acontecer a falta de ar.
Como é feito o tratamento para Enfisema Pulmonar
Enfisema é a destruição dos alvéolos pulmonares enquanto que embolia é a obstrução de uma artéria ou veia pulmonar importante.
Os médicos costumam diagnosticar a embolia pulmonar procurando por uma obstrução da artéria pulmonar através da angiografia por tomografia computadorizada (TC) ou cintilografia pulmonar.
Para identificar um caso de embolia pulmonar, deve-se ficar atento a alguns sintomas como: