EQST

O Que A Radiobiologia?

O que é a Radiobiologia?

A Radiobiologia estuda as interações sob aspectos físicos e biofísicos das radiações, quanto aos efeitos biológicos em níveis: celular, molecular e suas conseqüência nos seres vivos em geral, uma vez submetidos à irradiação, seja por fontes de radiações ionizantes (Radioatividade ou Raios-X) e não ionizantes ( ...

Qual a importância da Radiobiologia?

A Radiobiologia é o estudo que tem como preocupação primordial a ação das radiações ionizantes nos tecidos biológicos e organismos vivos, representando nos últimos anos avanços significativos, sobretudo desde o instante em que a terapêutica do cancro passou a usar a radiação como meio de destruir células tumorais ( ...

Quais são os 4 Rs da Radiobiologia?

Os Quatro Rs da Radiobiologia São eles: o Reparo do dano celular, a Redistribuição no ciclo celular, a Repopulação e a Reoxigenação7. Reparo do dano celular: a célula começa a realizar o reparo dos danos causados pela radiação, basicamente os danos subletais são reparados.

Quais os tecidos mais sensíveis à radiação?

Linfócitos (glóbulos brancos) e células que produzem sangue estão em constante reprodução e são as mais sensíveis.

Como que é a braquiterapia?

O prefixo grego brachys significa “curta distância”. A braquiterapia é um tipo de radioterapia em que a fonte radioativa é colocada dentro da área a ser tratada ou junto a ela. A inserção pode ser temporária ou permanente.

Qual a função da radioterapia?

É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.

Qual a função da Rádioterapia?

É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.

Quais são as radiações de baixo e alto Let?

A Figura 4.9 mostra que, para o mesmo valor da dose de radiação, as radiações de alto LET (alfa, nêutrons, íons pesados) resultam em menor percentual de sobrevivência que as de baixo LET (elétrons, beta, fótons).

Quais os órgãos humanos mais sensíveis à radiação ionizante?

A medula óssea, ao contrário, é o órgão mais sensível. Na literatura médica, o câncer é um dos problemas mais associados à radiação. Isso porque a radioatividade pode alterar o 'relógio biológico' das células, fazendo com que cresçam desordenadamente, formando tumores.

Em que se baseia a Radiossensibilidade das células?

Quanto mais diferenciada for a célula, maior é sua resistência à radiação; • Quanto mais jovem for o tecido ou órgão, mais radiossensível ele será; • Quanto maior a atividade metabólica, maior a radiossensibilidade; Quando a taxa de proliferação celular e a taxa de crescimento tecidual aumentam, a radiossensibilidade ...

Quais são as formas de aplicação da braquiterapia?

A braquiterapia é dividida em dois tipos, de acordo com a radiação utilizada: alta taxa de dose de radiação, que é feita por poucos dias, ou uma baixa taxa de dose de radiação, que precisa ser feita por um período maior de tratamento.