O termo psicossomático compreende toda perturbação somática resultante de um determinismo psicológico que intervém de modo constante na gênese da doença. Introduzido por Heinroth, no início do século XIX, traduz uma concepção dualista do homem e a influência recíproca de uma parte sobre a outra.
Mello Filho (1992) considera que a Psicossomática tem como objeto de estudo as relações entre a estrutura psicológica e as doenças que afetam o corpo e, a inter-relação entre mente/corpo para compreender o sentido da doença.
O tratamento para estas doenças pode envolver o uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e anti-histamínicos para aliviar seus sintomas, no entanto, é importante o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra, para aprender a controlar as emoções, e tratar a verdadeira causa do problema.
A medicina psicossomática estuda as relações do meio biopsicossocial do ser humano e sua relação com a saúde e a doença. A medicina psicossomática contribui de maneira muito importante para o cuidado de pacientes não só com doenças psiquiátricas, como outros comorbidades médicas de maneira geral (1).
Dependendo do nosso estado emocional e psíquico, o organismo pode gerar reações físicas como dores ou doenças, em um processo que é conhecido como somatização — quando isso ocorre com frequência, passa a ser chamado de transtorno de somatização, quando os sintomas passam a acontecer com frequência.
Doenças crônicas são aquelas de progressão lenta e longa duração, que muitas vezes levamos por toda a vida. Podem ser silenciosas ou sintomáticas, comprometendo a qualidade de vida. Nos dois casos, representam risco para o paciente.
Comece incluindo no seu dia a dia:
Os tipos de doenças são classificados principalmente por suas origens. No Código Internacional de Doenças (CID), os tipos de doenças são classificados em: Infecciosas e parasitárias; Neoplasias (tumores);
Considerada a condição hereditária mais comum no Brasil, a doença falciforme atinge 7 milhões de brasileiros, com 3,5 mil casos novos a cada ano, segundo o Ministério da Saúde.
O próprio nome ja diz, Doenças patológicas ou seja doenças que apresentam uma patologia (anormalidade) que compromete parcialmente o totalmente um orgão ou sistema do corpo, pode ser contagiosa ou não, pode ser de origem viral, bacteriana, genética ou adquirida!