A palavra “política” provém do grego “politéia”. Tal palavra era usada para se referir a tudo relacionado a polis (Cidade-estado) e à vida em coletividade.
A política grega era descentralizada, ou seja, não havia um líder político de todo o território grego. Cada cidade-Estado (pólis) possuía o seu próprio governo, suas próprias leis e a sua própria organização social.
A política surge na Grécia Antiga, período da história humana no qual o pensar mítico é fagocitado pelo pensar racional. ... Enfim, a política na Grécia antiga nasceu pela necessidade de administrar as cidades. De pólis surgiu a política.
Na Grécia Antiga, a vida política, as discussões eram realizadas nas Ágora, espaços públicos para debates. Esse tipo de atividade acontecia, especialmente, em Atenas. Como mencionado, cada pólis tinha sua própria organização social. A formação de sua população e leis, também, variava.
Os gregos implantaram a administração participativa e direta em suas cidades. O que foi uma inovação, pois antes quem governava eram os monarcas, privilegiando as que detinham maior riqueza. A democracia ateniense tinha como base o princípio de igualdade de todos perante a lei.
A política surgiu na Grécia Antiga,no período da história humana no qual o pensar mítico é fagocitado pelo pensar racional. Vários foram os fatores que deram origem à política. Assim, podemos compreender que a Politica já surge obedecendo aos interesses de umas poucas cabeças. ...
A sociedade grega era dividida em três classes sociais: Cidadãos, os eupátridas: Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. Lembrando que as mulheres e as crianças não faziam parte deste grupo; Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas.
Resposta. Uma vez que a polis representava um dos modelos de organização social, política e econômica do mundo grego, ela foi essencial para o desenvolvimento da sociedade bem como do pensamento humano, mediados pelos processos de socialização que ocorriam entre os cidadãos nos locais públicos.
A relação é que a palavra política deriva de pólis, que é como se chamavam as cidades-estado da Grécia antiga. ... No começo, nas cidades-estado gregas, as funções públicas, inclusive as de governo, não eram remuneradas, porque a ideia era que quem se dispusesse a exercê-las devia fazer isso por puro patriotismo.
Explicação: nas polis gregas eram os cidadaos que discutiam e apresentavam seus argumentos sobre determinado assunto, mas eles queriam explicaçoes mais logicas e argumentativas. Entao buscaram a filosofia que a maneira verdadeira atraves do racional.
O teatro grego buscava provocar comoção da platéia e consolidar memórias e identidades, já que sempre estava associado a alguma divindade ou herói mítico que gerava a unificação dos interesses das platéias. ... A formação proporcionada pelo teatro grego era, portanto, de cunho histórico e memorialístico.
A organização social da polis era constituída basicamente por homens livres (os cidadãos gregos) nascidos na polis, mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos. ... As polis gregas eram divididas em duas partes: a Ástey (zona urbana) e a Khora (zona rural), sendo formadas por casas, ruas, muralhas e espaços públicos.
O modelo do teatro como o conhecemos hoje, no ocidente, vem da Grécia Antiga, onde o teatro desempenhava um importante papel. Primeiramente religiosos, nas celebrações ao deus Dionísio, de onde ele nasceu, e mais tarde teve uma importante função social e cívica.
Verificado por especialistas Inclusive, foi dado esse direito aos menos favorecidos, que nesse caso, eram os chamados artesãos. Já no espaço privado, as pessoas que ali pertenciam, decidiam o que era melhor para si. Obviamente que suas decisões não poderiam afetar aquelas que diziam respeito ao espaço público.