O que a nutrigentica estuda? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
MAS AFINAL O QUE É A NUTRIGENÉTICA? Essa é a área da saúde que estuda como as variações genéticas individuais podem influenciar na interação com os nutrientes ingeridos na alimentação. Como cada indivíduo possui uma genética diferente, a necessidade e resposta aos nutrientes pode também variar.
O que é a Nutrigenetica?
A nutrigenética aborda as diferenças entre os indivíduos referente as suas reações a um nutriente ou uma dieta específica. Enquanto que a nutrigenômica estuda os diferentes nutrientes em relação às mudanças que estes podem causar na expressão gênica.
Por que os indivíduos experimentam diferentes resultados de saúde embora tenham dieta e estilo de vida semelhantes?
A alimentação das pessoas e a disponibilidade de nutrientes diferem muito entre si, pois são dependentes de fatores culturais, econômicos, geográficos e gustativos. A desnutrição ou hiperalimentação (deficiência ou o excesso) pode afetar a expressão do gene e a estabilidade do genoma, alterando sua estrutura funcional.
Como podemos melhorar nossa saúde com a genética?
A interação entre o genoma humano e os nutrientes dos alimentos permite ter uma dieta geneticamente personalizada – com a nutrigenômica é possível entender como cada organismo responde aos nutrientes e, a partir daí, evitar doenças como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares.
Qual a relação da nutrigenômica com a nutrição e a saúde humana?
Ciência nutricional: A nutrigenômica, busca, através da composição de uma alimentação saudável e personalizada, de acordo com os genes de cada pessoa, apontar e oferecer meios para antecipar e reparar possíveis problemas futuros de saúde.
O que significa Farmacogenomica?
A farmacogenômica estuda como os genes herdados afetam a forma como o organismo humano processa e responde aos medicamentos, o que faz com que esses medicamentos se tornem mais ou menos eficazes e mais ou menos tóxicos.
Por que o ser humano deve se atentar a consumir nutrientes e não apenas as calorias?
Uma alimentação balanceada ajuda a manter as funções diárias do seu corpo, promove um peso corporal ideal e pode ajudar na prevenção de doenças. Os alimentos fornecem energia para o nosso organismo realizar o metabolismo e ajudam na manutenção e crescimento dos tecidos.
Qual a importância da genética na área da saúde?
Na medicina, a genética já permitiu o desenvolvimento de tecnologias que salvam milhares de vidas com a prevenção (aconselhamento genético) e tratamento de temidas doenças como, por exemplo, o câncer. O desenvolvimento da ciência genética também possibilita avanços na produção de medicamentos.