EQST

O Que A Lei Normatiza Sobre O Reajuste De Aluguel No Valor De Mercado?

O que a lei normatiza sobre o reajuste de aluguel no valor de mercado? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que a lei normatiza sobre o reajuste de aluguel no valor de mercado?

Em contratos de aluguel, conforme o artigo 18 da Lei do Inquilinato (Lei n. 8.245/91), é lícita a cláusula que prevê o reajuste do valor pago. O reajuste é calculado pelo índice de inflação livremente escolhido pelo locador (quem recebe o aluguel) e pelo locatário (quem paga o aluguel) em contrato.

Quantos por cento aumenta o aluguel por ano?

Com esse resultado, o IGP-M acumulado é de 16% no ano e de 24,86% nos últimos 12 meses. A título de comparação, em setembro de 2020, o índice havia subido 4,34% e acumulava alta de 17,94% em 12 meses. Esta é a primeira deflação do índice, que é conhecido como “inflação do aluguel”, desde fevereiro de 2020.

Quando o locador pode reajustar o valor do aluguel?

O locador possui o direito de exigir o aumento do aluguel, dentro dos parâmetros fixados no contrato, desde que aquele instrumento não infrinja disposições legais de ordem pública (que, entre outros limites, determinam que o reajuste não pode ocorrer em períodos inferiores a um ano).

Qual a diferença entre revisão e reajuste do aluguel?

Já a revisão do aluguel é diferente do reajuste e também é chamada de ação revisional. Ela pode ocorrer no caso de haver uma grande discrepância entre o valor praticado pelo mercado para aquele tipo de imóvel e o que está sendo pago pelo locatário.

Quanto aumenta o aluguel por ano?

Com esse resultado, o IGP-M acumulado é de 16% no ano e de 24,86% nos últimos 12 meses. A título de comparação, em setembro de 2020, o índice havia subido 4,34% e acumulava alta de 17,94% em 12 meses.

Quanto é o aumento de aluguel anual?

O índice do reajuste de aluguel De acordo com divulgação feita nesta quarta-feira (29/09), pela Fundação Getúlio Vargas, o IGP-M de setembro de 2021 registrou queda de 0,64%. Com esse resultado, o acumulado dos últimos 12 meses ficou em 24,86%.

Como calcular aumento de aluguel anual?

Para saber como calcular o IGP-M sobre um contrato de aluguel reajustado anualmente, você poderá utilizar a seguinte fórmula: VALOR ATUALIZADO = VALOR ATUAL x FATOR (IGP-M ANUAL + 1)