EQST

O Que A Lei 7.347 85?

O que a Lei 7.347 85? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
  • O que é a Lei 7.347 85?
  • Tem legitimidade para propor a ação principal e a ação cautelar conforme a lei Lei nº 7.347 85?
  • Quais os direitos podem ser protegidos por ACP ação civil pública Lei 7.347 85?
  • É inconstitucional o art 16 da Lei 7.347 1985?
  • Qual é o único que não pode solicitar um ação civil pública?
  • Quem pode fazer um TAC?
  • Tem legitimidade passiva na ação civil pública a pessoa física ou jurídica de direito público ou privado responsável por um dano ou ameaça ao interesse coletivo?
  • Quem tem legitimidade para propor uma ação civil pública?
  • Quais são os direitos interesses protegidos que podem ser protegidos pela propositura de uma ação civil pública?
  • Quais direitos ou interesses podem ser objeto de ação civil pública?
  • É inconstitucional a delimitação dos efeitos da sentença proferida em sede de ação civil pública aos limites da competência territorial de seu órgão prolator?
  • É inconstitucional a limitação da eficácia de decisões proferidas em ações civis públicas coletivas ao território da competência do órgão judicante?
  • Quem tem legitimidade para entrar com ação civil pública?
  • Quem tem legitimidade para propor ação civil pública?
  • Como funciona o TAC?
  • Como elaborar um TAC?
  • Quem tem legitimidade para a propositura da ação popular?
  • Tem legitimidade para propositura de ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente?
  • Não é legitimado ativo para ação civil pública?
  • O que é a Lei 7.347 85?

    LEI No 7.347, DE 24 DE JULHO DE 1985. Disciplina a ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio-ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico (VETADO) e dá outras providências.

    Tem legitimidade para propor a ação principal e a ação cautelar conforme a lei Lei nº 7.347 85?

    Têm legitimidade para propor a ação principal e a ação cautelar, para os fins da Lei da Ação Civil Pública, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, a autarquia, empresa pública, fundação ou sociedade de economia mista, entre outros definidos em lei.

    Quais os direitos podem ser protegidos por ACP ação civil pública Lei 7.347 85?

    A Lei n.º 7.347, de 24 de julho de 1985, disciplina a Ação Civil Pública de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico, paisagístico e outros interesses difusos e coletivos.

    É inconstitucional o art 16 da Lei 7.347 1985?

    O STF declarou inconstitucional o art. 16, da Lei 7.347/1985, alterada pela Lei 9.494/1997, que dispõe sobre a limitação territorial da eficácia da sentença proferida em ação civil pública, em julgamento ocorrido no último dia 7 de abril, por maioria do plenário.

    Qual é o único que não pode solicitar um ação civil pública?

    Qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica, pode figurar no polo passivo de uma ação civil público, desde que atente contra qualquer dos bens juridicamente tutelados na ação civil pública.

    Quem pode fazer um TAC?

    Segundo a lei, o TAC pode ser tomado por qualquer órgão público legitimado à ação civil pública, como o Ministério Público, a Defensoria Pública, a União, os Estados-membros, os Municípios, o Distrito Federal, as autarquias, as fundações públicas (Lei n. 7.347/85, art. 5º; CDC, art. 82).

    Tem legitimidade passiva na ação civil pública a pessoa física ou jurídica de direito público ou privado responsável por um dano ou ameaça ao interesse coletivo?

    6- LEGITIMIDADE PASSIVA Qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica, pode figurar no polo passivo de uma ação civil público, desde que atente contra qualquer dos bens juridicamente tutelados na ação civil pública.

    Quem tem legitimidade para propor uma ação civil pública?

    Nos termos dos incisos do artigo 5º da lei 7.347/85 são legitimados para propor a ação popular, além do Ministério Público: Defensoria Pública; a União; os Estados; o Distrito Federal; Municípios; Autarquia; empresa pública, fundação ou sociedade de economia mista; e as associações.

    Quais são os direitos interesses protegidos que podem ser protegidos pela propositura de uma ação civil pública?

    7.347, de 24 de julho de 1985, a Ação Civil Pública tem por objetivo reprimir ou mesmo prevenir danos ao meio ambiente, ao consumidor, ao patrimônio público, aos bens e direitos de valor artístico, estético, histórico e turístico, por infração da ordem econômica e da economia popular, à ordem urbanística, ao patrimônio ...

    Quais direitos ou interesses podem ser objeto de ação civil pública?

    Pode constituir objeto da ação civil pública ou coletiva a defesa dos seguintes bens e interesses: a) meio ambiente; b) consumidor; c) patrimônio cultural (bens e valores artísticos, estéticos, históricos, turísticos, paisagísticos etc.); d) ordem econômica e economia popular; e) ordem urbanística; f) qualquer outro ...

    É inconstitucional a delimitação dos efeitos da sentença proferida em sede de ação civil pública aos limites da competência territorial de seu órgão prolator?

    Também NÃO. É inconstitucional o art. 16 da Lei nº 7.347/85, na redação dada pela Lei nº 9.494/97. É inconstitucional a delimitação dos efeitos da sentença proferida em sede de ação civil pública aos limites da competência territorial de seu órgão prolator.

    É inconstitucional a limitação da eficácia de decisões proferidas em ações civis públicas coletivas ao território da competência do órgão judicante?

    16 da Lei n.º 7.347/85, primeira parte, consignou ser indevido limitar, aprioristicamente, a eficácia de decisões proferidas em ações civis públicas coletivas ao território da competência do órgão judicante. ... AÇÃO CIVIL PÚBLICA. NEGATIVA DE PRESTAÇÃO JURISDICIONAL.

    Quem tem legitimidade para entrar com ação civil pública?

    Nos termos dos incisos do artigo 5º da lei 7.347/85 são legitimados para propor a ação popular, além do Ministério Público: Defensoria Pública; a União; os Estados; o Distrito Federal; Municípios; Autarquia; empresa pública, fundação ou sociedade de economia mista; e as associações.

    Quem tem legitimidade para propor ação civil pública?

    Ação Civil Pública : Apenas os legitimados podem propor: MP, Defensoria Pública, União, Estados, Municípios, DF e associações autorizadas por lei; Protege os interesses da coletividade; Administração pública ou qualquer pessoa física ou jurídica podem ser rés na ação.

    Como funciona o TAC?

    O termo de ajustamento de conduta (TAC) é um compromisso firmado entre o Ministério Público e os responsáveis por determinada violação ou ameaça de lesão a algum direito coletivo, seja ambiental, do consumidor, da infância e juventude ou qualquer outro interesse de relevância social.

    Como elaborar um TAC?

    O Termo de Ajustamento de Conduta – TAC com o servidor público pode ser oferecido pela administração pública ou, ainda, ser solicitado pelo próprio servidor. Após ser notificado sobre o processo disciplinar, existe um prazo para o servidor solicitar o TAC (na maioria das regras internas são até 5 dias).

    Quem tem legitimidade para a propositura da ação popular?

    De acordo com a Constituição Cidadã, a legitimidade para a propositura da Ação Popular é do cidadão, seja brasileiro nato ou naturalizado e que se encontre no gozo dos direitos políticos. 3. O Supremo Tribunal Federal possui entendimento sumulado de que a pessoa jurídica não detém legitimidade para propor ação popular.

    Tem legitimidade para propositura de ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente?

    De acordo com o art. 129, §1°, CF e o art. 5º, da Lei 7.437/85, o Ministério Público, a União, Estados, Municípios, autarquias, empresas públicas, fundações, sociedades de economia mista e associações, tem legitimidade par propor a ação civil pública.

    Não é legitimado ativo para ação civil pública?

    Qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica, pode figurar no polo passivo de uma ação civil público, desde que atente contra qualquer dos bens juridicamente tutelados na ação civil pública.