EQST

O Que O Processo Psicossocial?

O que é o processo psicossocial?

O processo psicossocial tem a intenção de compreender e explicar a maneira pela qual os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos indivíduos são influenciados pela presença dos demais.

O que é uma pessoa psicossocial?

O que é Psicossocial: Psicossocial se refere a relação entre o convívio social do ponto de vista da psicologia. Consiste num ramo de estudo que abrange os aspectos da vida social em conjunto com a psicologia clínica. ... Existem avaliações psicossociais que são úteis para examinar a estrutura psicológica dos indivíduos.

Qual o conceito do termo apoio psicossocial?

O apoio psicossocial sustenta-se na necessidade de promover o desenvolvimento individual e social. Pretende-se actuar ao nível da intervenção psicossocial, para maximizar os recursos internos e externos das Pessoas e apoiar o seu saudável crescimento.

Quais são as doenças psicossociais?

Existem diversos tipos de doenças e transtornos psicossociais: depressão, reação aguda ao stress, ansiedade generalizada, transtorno do pânico, transtorno misto ansioso e depressivo, transtorno obsessivo-compulsivo, fobias sociais, fobias específicas, transtorno bipolar do humor e agorafobia.

O que é um risco psicossocial?

Os riscos psicossociais decorrem de deficiências na conceção, organização e gestão do trabalho, bem como de um contexto social de trabalho problemático, podendo ter efeitos negativos a nível psicológico, físico e social tais como stresse relacionado com o trabalho, esgotamento ou depressão.

O que são os riscos psicossociais?

Os riscos psicossociais decorrem de deficiências na conceção, organização e gestão do trabalho, bem como de um contexto social de trabalho problemático, podendo ter efeitos negativos a nível psicológico, físico e social tais como stresse relacionado com o trabalho, esgotamento ou depressão.

O que é uma intervenção psicossocial?

Segundo Alvis (2009), a intervenção psicossocial é um processo que visa aumentar a capacidade de desenvolvimento do ser humano, da família e da comunidade. Ela permite que os indivíduos exerçam controle e poder sobre o seu ambiente individual e social.

O que é Smaps?

Profissionais de saúde e áreas afins no campo da Saúde Mental e Atenção Psicossocial (SMAPS) que estejam trabalhando ou venham a trabalhar no atendimento SMAPS na COVID-19.

Quais são as doenças ocupacionais psicossociais?

Todos os ambientes de trabalho estão suscetíveis a desencadear em seus funcionários as chamadas doenças ocupacionais psicossociais, entre elas: o estresse, o esgotamento e o mal do século, que é a depressão.

São exemplos de doenças ergonômicas?

Bursites, mialgias, hérnia de disco e dor nas costas são alguns problemas que o trabalhador pode desenvolver no ambiente de trabalho. Elas são conhecidas como doenças ergonômicas, muito associadas à repetição, por um longo período de tempo, do mesmo movimento, como digitar no teclado, por exemplo.

São exemplos de atividades onde podem estar presentes riscos psicossociais?

Quais são as condições de trabalho condizentes com os riscos psicossociais?
  • cargas de trabalho excessivas ou em horários pouco adequados ao perfil biológico do indivíduo;
  • exigências contraditórias e falta de clareza na definição das funções, principalmente quando se percebe que há duas gestões bem distintas;
Mais itens...•21 de mai. de 2019

Como identificar riscos psicossociais?

Como identificar os riscos psicossociais?
  1. alto índice de estresse nos colaboradores;
  2. índice elevado de afastamentos provenientes de doenças laborais;
  3. muita insatisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho;
  4. excesso de faltas e atrasos sem justificativas plausíveis.

Quais as consequências dos riscos psicossociais?

Os riscos psicossociais prejudicam o bem-estar do trabalhador e, como consequência, podem gerar mudanças de comportamento, déficit de atenção, baixa produtividade, dificuldade para trabalhar em equipe, estresse e outros distúrbios psicológicos ou psiquiátricos, aumentando os riscos de acidentes no trabalho.

Quais as principais causas dos riscos psicossociais?

Quais as principais causas dos riscos psicossociais?
  • Otimização do tempo. ...
  • Estrutura organizacional. ...
  • Tarefas. ...
  • Psicológico abalado. ...
  • Transtornos psicofisiológicos. ...
  • Acidentes de trabalho. ...
  • Mudanças de comportamento. ...
  • Fase 1.
Mais itens...

Quais são as necessidades psicológicas?

Segundo a teoria da autodeterminação, três necessidades psicológicas básicas precisam ser satisfeitas: as necessidades de autonomia, competência e pertencimento.

O que é necessidade psicoespiritual?

III - Manifestação e Atendimento da Necessidade Psico-Espiritual. Atendimento psíco-espiritual abrange o atendimento das tendências que levam o ser humano a buscar uma significação do seu agir dentro de sua esfera e o impulsiona para além do mundo limitado.

Como é feita a avaliação psicossocial?

A Avaliação Psicossocial deve ser realizada por um profissional habilitado como psicólogo ou psiquiatra. Já a indicação do exame deve partir do médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) da empresa.