EQST

Necessrio O Consentimento Do Cnjuge Que No For Casado Pelo Regime Da Separaço Total De Bens Para A Venda De Direitos Autorais?

É necessário o consentimento do cônjuge que não for casado pelo regime da separação total de bens para a venda de direitos autorais?

Ressalvado o disposto no art. 1.648, nenhum dos cônjuges pode, sem autorização do outro, exceto no regime da separação absoluta: I - alienar ou gravar de ônus real os bens imóveis; ... Da leitura do artigo anterior também é possível notar que a regra não aplica a todos os regimes de bens.

Quem assina primeiro um contrato de compra e venda?

O Compromisso de Compra e Venda, por ser um contrato, precisa ser assinado por todas as partes envolvidas (vendedor e comprador). Caso o imóvel tenha mais de um proprietário, todos eles deverão assinar também e o mesmo vale para o caso de haver mais de um comprador.

É possível gravar de ônus real bens imóveis no regime da separação convencional de bens sem a outorga uxória do cônjuge?

(A) Qualquer que seja o regime de bens, nenhum dos cônjuges, sem autorização do outro, pode pleitear ou gravar de ônus real os bens imóveis. Esta afirmação está incorreta pois no regime da separação total, não é necessária a autorização de uns dos cônjuges para que o outro grave de ônus real os bens imóveis.

Quais são os atos da vida civil que necessitam da assinatura do cônjuge em nosso ordenamento jurídico?

I - alienar ou gravar de ônus real os bens imóveis; II - pleitear, como autor ou réu, acerca desses bens ou direitos; III - prestar fiança ou aval; IV - fazer doação, não sendo remuneratória, de bens comuns, ou dos que possam integrar futura meação.

Como é feita a outorga uxória?

Outorga Uxória no Novo CPC 73, §3º: Art. 73. O cônjuge necessitará do consentimento do outro para propor ação que verse sobre direito real imobiliário, salvo quando casados sob o regime de separação absoluta de bens.

O que é outorga uxória de cônjuge?

A outorga uxória é utilizada como forma de impedir a dilapidação do patrimônio do casal por um dos cônjuges. Por isso, a fiança prestada sem a anuência do cônjuge do fiador é nula.

Porque o cônjuge tem que assinar contrato de locação?

O CÔNJUGE DO(A) LOCATÁRIO(A), PRECISA ASSINAR O CONTRATO DE LOCAÇÃO? A lei 8245/91( Lei do inquilinato), em seu artigo 3º deixa absolutamente claro que não há necessidade do cônjuge assinar conjuntamente o contrato de locação para lhe dar validade.

Quem faz um contrato de compra e venda?

Quem redige um contrato de compra e venda é um advogado. No entanto, um contrato de compra e venda pode ser averbado (ou seja, registrado) na matrícula do imóvel, que fica no cartório de registro de imóveis. Isso garante ao comprador um direito real de compra.