O excesso de peso na gravidez pode trazer riscos para a mãe e para o bebê, como pressão alta, eclâmpsia e diabetes gestacional. Além disso, o excesso de peso também atrasa a recuperação da mulher no pós parto e aumenta as chances de o bebê também ter excesso de peso ao longo da vida.
A essa altura, você deve ter engordado entre 5 e 7 quilos. A partir de agora, o aumento de peso deve ser de pouco mais de 200 gramas por semana. Pode ser que apareçam vontades súbitas de comer alguma coisa, e você pode notar um aumento na secreção vaginal, embora sem a presença de sangue.
O ideal seria ganhar entre 9 e 12 kg no total. Isso corresponde mais ou menos a um ganho de peso semanal de cerca de 400 g no 2º trimestre e 300 g no 3º trimestre. O aumento máximo de peso ocorre entre 12 e 24 semanas (ou seja, entre o 4º e o 6º mês).
Mulheres com baixo peso: Devem ganhar de 12,5 kg a 18,0 kg; Mulheres com peso adequado: Devem engordar de 11,5 kg a 16,0 kg; Mulheres com sobrepeso: Devem ganhar de 7,0 kg a 11,5 kg; Mulheres que apresentam obesidade: Devem ganhar até 7,0 kg.
Como é calculado o peso ideal para cada semana?
Baseado no IMC no momento do positivo (ou um pouco antes da gravidez), a quantidade de peso que você deve ganhar durante a gravidez: IMC entre 18,5 y 24,9 = 11 kg, que se distribui entre aproximadamente 2kg durante o primeiro trimestre, 5 kg no segundo trimestre e no último trimestre entre 3 kg e 4 kg.
Mulheres são avaliadas do segundo ao terceiro trimestre e estima-se um ganho semanal para as que estavam em baixo peso de 500 g por semana; normal, 400 g por semana; sobrepeso, 300 g por semana; e obesidade, 200 g por semana.
Embora tenha perdido 4,5 kg até ao final do segundo trimestre, provavelmente não precisa de se preocupar com este facto, desde que se alimente com uma dieta nutritiva e ganhe 2,5 kg por mês até ao parto, conforme lhe recomendou o seu médico.
Perder peso na gravidez pode ser normal na fase inicial, altura em que perder ou manter o peso anterior à gestação não influência a saúde nem o desenvolvimento do bebé. Contudo, a partir do 2º trimestre, o bebé precisa de nutrientes suficientes para engordar a um ritmo constante e regular.
Alterações físicas e sintomas tradicionais do segundo trimestre
Segundo Trimestre Da Gravidez: 14-27 Semanas. Para muitas futuras mamães, o segundo trimestre é a fase mais agradável e confortável da gravidez. Os enjoos matinais provavelmente já se foram e você ainda não tem o desconforto físico de um barrigão e do peso extra do bebê.
Principais fases da gravidez semana a semana. Primeiro trimestre: 0 a 13 semanas. Segundo trimestre: 14 a 26 semanas. Terceiro trimestre: 27 a 40/41 semanas.