4.
Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade até 8000 a.C.); Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de 8000 a.C. até 5000 a.C.);
Divisão do trabalho na Pré-História Sendo assim, os homens foram sendo responsáveis pela caça de animais, enquanto que as mulheres foram tornando-se responsáveis pela coleta de alimentos para alimentarem-se e alimentarem seus filhos.
Já antes da descoberta da agricultura, temos vestígios de que as mulheres tinham um papel ativo no processamento da caça. Vestígios analisados mostram que as mulheres auxiliavam no corte das carnes e no deslocamento dos animais que eram mortos com fins alimentares.
Durante o chamado período Paleolítico, uma divisão temporal que se estendeu por cerca de dois milhões de anos, até mais ou menos 10 mil anos atrás, os humanos ainda viviam da coleta de frutas, raízes e outras espécies vegetais, mas começaram a desenvolver o hábito de se alimentar de proteína animal, decorrente da caça, ...
Resposta. Eles se aproveitavam das coisas que encontravam, como folhas de árvores para fazer cabanas, animais para comer, madeira e pedra para fazer fogo e afins.
A caçada era realizada por grupos com arcos, flechas e lanças, atiradas às vezes com a ajuda de propulsores – uma espécie de estilingue rústico, que duplicava o alcance das lanças. Alguns estudos sugerem que há cerca de 40 mil anos, na Europa, já havia uma certa divisão de trabalho entre homens e mulheres.
Neste período os humanos eram essencialmente nômades caçadores-coletores, tendo que se deslocar constantemente em busca de alimentos. Desenvolveram os primeiros instrumentos de caça feitos em madeira, osso ou pedra lascada.
Novo estudo sugere que caça pode ter contribuído para extinção da espécie de felinos há 14 mil anos. No fim do período paleolítico, os humanos caçavam os leões-das-cavernas para usar suas peles, contribuindo para a extinção da espécie.
O homem passou assim de nômade a agricultor e pastor. Cria-se, assim, um novo tipo de economia, chamada de economia de produção, em que os seres humanos já sabem produzir os alimentos necessários à sua sobrevivência, graças à criação de animais e ao cultivo da terra.
O Neolítico, também conhecido como Idade da Pedra Polida, foi o período da Pré-História em que ocorreu a chamada Revolução Agrícola. Neolítico é uma divisão cronológica da chamada Pré-História da Humanidade, compreendida entre 10.
O sedentarismo é o estilo de vida que se caracteriza pela permanência em um lugar mais ou menos definido como espaço de habitat. ... O sedentarismo caracterizou o ser humano a partir do período pré-histórico conhecido como Neolítico.
O nomadismo é uma forma de vida que esteve presente nos grupos humanos, especialmente antes da Revolução Agrícola. É uma prática humana de grupos que, ao invés de viverem fixos em um só local, espalham-se pelo território à procura de alimento. ... Os nômades viviam da caça de animais e da coleta de frutos da natureza.
Há cerca 12 000 anos, na Era Neolítica, os homens já utilizavam o princípio da tecelagem, entrelaçando pequenos galhos e ramos para construir barreiras, escudos ou cestas. Teias de aranha e ninhos de pássaros podem ter sido as fontes de inspiração tal trabalho.
Os fios são transformados em tecidos através de uma técnica chamada tecelagem e o método mais antigo conhecido é aquele feito no tear, manualmente. Consiste num entrelaçamento de fios colocados em sentidos diferentes: na longitudinal (urdume) ou na transversal (trama).
A tecelagem é usada para confecção de tecidos para o conforto, pesca, transporte, vestuário e adorno. A rede de dormir é comum a quase todos os grupos indígenas. É o tecido mais trabalhado e de maior tamanho que atinge alto grau de elaboração técnica e estética, superando a utilidade funcional dos objetos.
No caso do Tecnólogo em Produção Têxtil, o estudante aprenderá como atuar no planejamento, execução, controle e avaliação do processo de produção de tecidos. Vai conhecer formas de otimização das atividades, além de maneiras de planejar a utilização de matéria-prima, insumos, mão de obra, máquinas e equipamentos.
O que se percebe é que a importância da indústria têxtil no Brasil se dá pelo seu impacto na economia. Outro ponto relevante é que o setor potencializa as oportunidades de empregabilidade. ... As possibilidades da cadeia têxtil para o Brasil são diversas. O país responde por 2,4% da produção mundial de têxteis.
O curso de Qualificação Profissional de Remetedor e Engrupador capacita você nas operações de remeteção dos fios para indústria têxtil. O curso de Qualificação Profissional de Remetedor e Engrupador capacita você nas operações de remeteção dos fios para indústria têxtil. ...
Com esta profissão você pode atuar nas áreas de fiação, tecelagem e beneficiamento de tecidos para diferentes fins. Também pode desenvolver produtos e processos de tinturaria, estamparia e acabamento final.