Sim, apenas é necessário diluir o produto em água antes de utilizar. Sem diluir o amaciante, pode ocorrer o entupimento do compartimento (Gaveta de Sabão). Caso isso ocorra, faça a limpeza da Gaveta de Sabão.
Se sua máquina não tiver o compartimento para amaciante, você deve esperar o momento do enxágue das roupas (aquele que, depois de lavar com o sabão em pó, dispensa água e começa a encher de novo para enxaguar), pois é nesse momento, com a máquina cheia, que você deve colocar o amaciante.
A maioria dos modelos de máquinas de lavar possuem um compartimento reservado para colocar o sabão em pó ou o líquido e o amaciante. O único ponto de atenção é que, como já comentamos, o sabão em pó precisa ser diluído antes de entrar em contato com a roupa, senão corre o risco de manchar o tecido.
Nota
Mas para isso, não basta lavar apenas com sabão, o uso de um bom amaciante é indispensável! Marcas como Downy, Comfort e Fofo oferecem amaciantes cheirosos e diferentes opções de produtos, como o amaciante concentrado e hipoalergênico.
Para os recém-nascidos, o mais recomendado é o sabão de coco ou neutro, que tem menos ácido e perfume na composição para não causar alergia. Nada de amaciantes, alvejantes, sabão em pó comum ou removedor de manchas. Não há nenhuma contraindicação em usar a máquina de lavar.
O ideal é usar o vinagre no penúltimo enxague. Use sempre 25 ml (ou meia xícara) para cada litro de água. Quando eles eram bebês, eu usava o amaciante OLA. Ele tem um perfume bem suave e deixa a roupinha bem cheirosa e macia.
Não use sabão em pó comum, amaciantes ou alvejantes que contenham cloro ou água sanitária. Prefira produtos específicos para lavagem de roupas infantis ou o bom e velho sabão de coco, seja ele em pó ou líquido (eu prefiro o líquido). Da primeira vez usei sabão de coco líquido Coquel e o Ola original (o rosa) e o Bebê.
Para lavar as roupas de bebê, deve-se usar sabão neutro. As opções do mercado são imensas hoje em dia, mas a maior e melhor dica é: quanto menos perfume melhor! Por isso ainda deve-se dar preferência ao sabão de coco ou sabão para lavar roupa de bebê e para roupas finas como a marca Ola por exemplo.
Se você lavou as roupinhas à mão, o ideal é não torcer as peças com força. Por isso, você deve enrolá-las em toalhas e depois torcer a toalha para tirar o excesso de água. ... Se em sua casa não há uma área grande para estender as roupas, prefira lavar as peças do bebê aos poucos.
Quando lavar as primeiras roupinhas do bebê? O ideal é começar a lavagem do enxoval a partir do sétimo mês de gravidez, ou a partir da 30ª semana de gestação. Itens lavados com muita antecedência acumulam poeira, e deixar para a última hora pode pegar as mamães desprevenidas caso o bebê nasça antes do previsto.
LAVANDO ROUPAS DO BEBÊ EM MÁQUINAS (QUALQUER MODELO): – Lavar o tambor por dentro usando bucha nova e o próprio sabão líquido ou pó para lavar roupinhas de bebe, ou sabão de coco. – Enxaguar bem. – Colocar um copo de água sanitária e realizar um ciclo rápido da máquina com nível máximo de água.
As peças do bebê exigem cuidados especiais na hora de lavar, secar e passar para prevenir irritações e alergias. Aquele cheirinho agradável de roupa nova das lojas do bebê deve ficar somente na lembrança, pois os especialistas aconselham lavar todas as peças antes de usá-las.
Como lavar roupas de bebê na máquina de lavar? Deixe que a máquina encha de água, acrescente o sabão líquido e em seguida coloque as roupinhas do bebê. Use o ciclo mais delicado da máquina de lavar, afim de não danificar as peças que costumam ser bem delicadas.
Você pode usar detergente e vinagre para uma limpeza mais básica, ou deixar de molho em bicarbonato de sódio e água sanitária para desinfetar e tirar manchas e o mau cheiro. O bico também pode ser lavado na mesma mistura. O ideal é usar uma escovinha para limpar bem todos os cantos e eliminar o mofo.
Você pode lavá-lo na máquina, basta colocá-lo sozinho, todo aberto e de preferência, selecionar a lavagem rápida ou delicada.
Como fazer:
– O Lysoform também é ótimo para lavagem de roupas íntimas, toalhas, panos de cozinha e chão. Nesse caso, basta acrescentar na máquina, junto com a lavagem normal. A proporção pode ser a do recipiente de alvejante da máquina ou uma tampinha pra cada quarto de máquina.