Segurando a bússola na horizontal, aponte a seta de direção, a linha-de-fé, para o lugar onde você deseja ir – vamos imaginar que seja uma montanha. Gire o anel graduado até que a seta do mostrador, a seta-guia, esteja alinhada com a parte vermelha da agulha magnética.
Como usar a bússola?
Para utilizar uma bússola, algumas referências são necessárias: O ponto em que você se encontra; O Norte magnético, que é o ponto para onde a bússola apontará; A direção que você deseja determinar.
A bússola é um equipamento inventado pelos chineses, sendo usada nas navegações. ... A bússola é sem dúvida o instrumento mais conhecido da Era dos Descobrimentos, pois foi provavelmente o mais importante.
A bússola ainda pode ser utilizada na realidade, ainda que hoje em dia as grandes tecnologias tomem conta dos processos de geolocalização, por serem obviamente mais precisos além de mais rápidos e claro, mais modernos, facilitando a vida por exemplo de marinheiros./span>
A bússola é um antigo instrumento de localização, usada até os dias de hoje, que serve para identificar a localização dos pontos cardeais e, consequentemente, localização dos pontos colaterais e subcolaterais.
Ela funciona a partir da atração de seu ímã para com o sul magnético do planeta, que corresponde ao norte geográfico. Dessa forma, ela estará sempre apontando em direção à região norte do globo, auxiliando navegantes e outros tipos de aventureiros a não se perderem.
Pode-se localizar tomando por base referenciais como ruas, construções, estradas, rios, etc (situação comum à maioria das pessoas), ou por meio de conhecimentos geográficos, tais como: interpretação de plantas e mapas; domínio de noções sobre coordenadas geográficas - latitude e longitude -, manuseio e leitura de ...
Os meios de orientação são vários: o Sol, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério sul), a bússola. Entretanto, para utilizar qualquer um deles, é preciso conhecer os pontos cardeais, que são a base desses meios de orientação. Os pontos cardeais são quatro: norte, sul, leste e oeste.
Resposta. Rosa dos Ventos - É a orientação do mapa; aquela que indica os pontos cardeais: norte, sul, leste, oeste. ... Bússola - Antigo instrumento de orientação desenvolvido por chineses. Consistia numa espécie de relógio redondo com um ponteiro imantado./span>
Rosa dos ventos é um desenho que serve de instrumento para a navegação geográfica, utilizada para auxiliar a localização de determinado corpo ou objeto em relação a outro. É formada pelos pontos cardeais e seus intermediários.
OSO: oés-sudoeste - entre o oeste (O) e o sudoeste (SO); ONO: oés-noroeste - entre o oeste (O) e o noroeste (NO) NNO: nor-noroeste - entre o norte (N) e o noroeste (NO).
A Rosa dos Ventos é um instrumento antigo utilizado para auxiliar na localização relativa, isto é, como um ponto posiciona-se em relação a outro. Ela também serve de referência para localização absoluta em mapas e cartas.
Para utilização da rosa dos ventos em mapas, basta observar o símbolo representado sobre o mapa. Ele poderá aparecer de várias formas, como uma rosa dos ventos clássica com pontos cardeais, podendo ter ainda os colaterais e subcolaterais. Poderá também aparecer indicando apenas uma direção, geralmente a Norte (N)./span>
Os pontos cardeais são usados como elementos de orientação e localização na Cartografia, uma vez que estão relacionados com a posição do sol. O astro rei sempre nasce de um lado do horizonte e se põe no oposto, por isso estabelecem os pontos cardeais./span>
Passos
Os ventos são denominados a partir da direção de onde eles sopram. Um vento norte sopra do norte para o sul, um vento leste sopra de leste para oeste. A direção do vento é, portanto, o ponto cardeal de onde vem o vento: n, NE, E, SE, S, SW, W e NW. As medidas básicas do vento referem-se à sua direção e velocidade.
O instrumento medidor de velocidade do vento é o anemômetro. Anemômetros medem a velocidade do deslocamento do fluxo do ar (vento). Existem vários tipos de anemômetros (anemômetros de hélice, anemômetro de conchas, anemômetro sônico, com modelos de painel ou portáteis).
7 Vento forte 52,0 – 61,0 Movimenta o tronco das árvores. Dificulta caminhar contra o vento. 8 Vento muito forte ou ventania 62,0 – 74,0 Quebra galhos de árvores., impossibilita andar contra o vento. 9 Vento duro ou ventania fortíssima.
Para isso são usados os anemômetros, aparelhos parecidos com cata-ventos. Eles são calibrados em túneis de vento para que o número de voltas de suas pás corresponda a uma velocidade específica./span>
A energia eólica é medida através de sensores de velocidade, denominados anemômetros, instalados por instituições com diferentes objetivos. Em geral, a velocidade do vento é medida em m/s (metros/segundo), podendo ainda ser medida em outras unidades, tais como nós, km/h, etc.
Os anemômetros, também são conhecidos como aparelhos de medir a velocidade do ar, são ferramentas capazes de medir não apenas os valores da velocidade, mas também de fornecer dados sobre o fluxo do volume de ar. Para isso, alguns anemômetros vêm equipados com um medidor de corrente de ar.
anemoscópio
Os aparelhos utilizados para medir a velocidade do vento são os anemômetros. Eles são calibrados em túneis de vento, onde por meio das voltas que as conchas causam em sei eixo correspondam a uma velocidade específica. Ou seja, quanto mais voltas o anemômetro der em seu próprio eixo, maior é a velocidade do vento./span>