Bom vamos, lá pegue a ponta positiva do multímetro e conecte ao fio cinza, enquanto a negativa ao fio preto. Este fio é responsável por ligar a placa mãe, se ele estiver com uma tensão de 5V significa que sua fonte está funcionando.
Nesse caso faça um teste direto na câmera com multímetro ou amperímetro para ver se ela está mandando a tensão adequada. Se estiver chegando menos do que é indicado pelo fabricante, por exemplo 11 volts, verifique se a fonte tem a opção de ajustar a tensão de saída e se necessário aumente-a.
Primeiro pegue a ponta positiva do multímetro e conecte ao fio cinza, enquanto a negativa ao fio preto. Este fio é responsável por ligar a placa mãe, se ele estiver com uma tensão de 5V significa que sua fonte está funcionando.
Apague as luzes e dê uma olhada. Se as luzes estiverem visíveis, a câmera está ligada e funcionando. Se você quiser outra maneira de verificar se esse tipo de câmera está funcionando, você pode segurar um livro ou outro item e ver se uma luz vermelha aparece nela.
Procure uma superfície firme e fria, como vidro ou madeira, para posicionar seu gadget enquanto ele é recarregado. O Ampere exibe a temperatura atual do seu smartphone ou tablet, uma boa forma de ter uma noção de quanto ele esquenta quando conectado a uma fonte de energia.
O valor médio esperado está entre 280 mA (miliamperes) a 500 mA em cabos razoáveis. Quanto melhor for a qualidade do carregador, maior será o valor obtido na avaliação. Se o valor obtido estiver abaixo de 100 mA, o aparelho irá carregar, mas certamente a autonomia da bateria será muito inferior do que a sua capacidade.
Se mesmo assim ele não carregar, faça o teste em outra tomada ou com outro cabo usb. Dica: Faça um teste, aperte o botão de liga e desliga por 2 minutos ou até o aparelho reiniciar com ele conectado ao carregador e a tomada. Depois aguarde alguns instantes e verifique se ele continua não carregando.
Para descobrir se a sua fonte está queimada, você pode fazer os seguintes testes: