Como se forma a lipofuscina? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Composição. A lipofuscina é um pigmento fino, castanho-dourado, constituído por fosfolípidos e proteínas, que resulta da digestão incompleta dos glóbulos sanguíneos danificados (resíduos celulares).
Como é chamada a lipofuscina?
A lipofuscina, também denominada pigmento lipofuscínico (palavra derivada do latim fuscus = marrom), é um pigmento amarelo citoplasmático que surge em diversas células do organismo, sendo que tende a tornar-se mais evidente em indivíduos velhos ou naqueles acometidos por doenças consumptivas.
Onde a lipofuscina se acumula?
O material granuloso acumulado no citoplasma dos neurônios displásicos é fortemente PAS positivo, devendo tratar-se de lipofuscina, um pigmento de desgaste que se acumula com o tempo no citoplasma de células que não se dividem como neurônios e miocardiócitos.
Qual o pigmento presente nas células cardíacas?
Uma característica peculiar das fibras musculares cardíacas é a presença marcante de lipofuscina, um pigmento castanho dourado constituído por fosfolipídeos e proteínas localizada próximo ao núcleo da célula.
Que é lipofuscina como se forma e qual o aspecto em microscopia de luz e eletrônica?
A lipofuscina é originada em lisossomos, organelas responsáveis pela digestão intracelular. É constituída por restos indigestos de macromoléculas e organelas, cuja eliminação pela célula é difícil. Em microscopia óptica, tem cor amarela pardacenta (ver em HE em um subependimoma).
O que significa grânulo de lipofuscina?
A célula contém grânulos de lipofuscina, um pigmento de desgaste habitualmente visto em células de vida longa que não se dividem, como neurônios e miocardiócitos. A lipofuscina é originada em lisossomos, organelas responsáveis pela digestão intracelular.
O que é pigmento lipofuscina?
As lipofuscinas são pigmentos intracelulares ricos em lípidos que representam a acumulação de resíduos não digeridos de membranas da célula em vacúolos de autofagia.
O que significa Granulo de lipofuscina?
A célula contém grânulos de lipofuscina, um pigmento de desgaste habitualmente visto em células de vida longa que não se dividem, como neurônios e miocardiócitos. A lipofuscina é originada em lisossomos, organelas responsáveis pela digestão intracelular.
O que são pigmentos Endogenos e Exogenos?
A pigmentação exógenos são fatores de agressões, que não são formados pelo próprio organismo, como por exemplo a tatuagem. Já a pigmentação endógenos, são substâncias sintetizadas pelo próprio organismo, no qual mostra que o tecido está sofrendo algum tipo de agressão que não necessariamente provocado pelo pigmento.
O que significa a palavra Hemossiderina?
Pigmento escuro e amarelado que contém ferro resultante da decomposição da hemoglobina dos focos hemorrágicos antigos.
O que é foco de hemossiderina?
A hemossiderina é um pigmento anormal microscópico de origem endógena, encontrado no corpo humano e no de outros animais. Possui uma coloração acastanhada, sendo resultante da degredação de hemácias. É composto de óxido de ferro e pode se acumular em diferentes órgãos em diversas doenças.