A dor fantasma envolve a sensação de dor de uma parte do corpo que tenha sido removida, sendo esta de um membro ou órgão de uma forma traumática ou congênita. A sensação mais mencionada por pacientes é a de “formigamento difuso”, que “reconstrói” toda a extensão do membro amputado15 .
Dor Fantasma – Causas No entanto, existe uma explicação possível: os nervos de parte da medula espinhal e do cérebro “religam” quando perdem os sinais do braço ou da perna ausentes. Como resultado, eles enviam sinais de dor, uma resposta típica quando o organismo percebe que algo está errado.
A dor fantasma é uma dor muito real (não tem nada de imaginação) que acomete cerca de 90% dos indivíduos que passam pela amputação de alguma parte do corpo. Queimação, formigamento, pontadas e até cócegas são alguns dos desconfortos que os pacientes relatam sentir.
A sensação fantasma pode ser compreendida como uma superposição cortical de áreas vizinhas, que pode ocorrer, por exemplo, pela invasão do território representativo da face sobre o território da mão, ou até mesmo pelo desmascarar de sinapses silenciosas.
O coto é a parte do membro que permanece após a cirurgia de amputação, que pode ser feita em casos de má circulação em pessoas com diabetes, tumores ou traumatismos provocados por acidentes. As partes do corpo que podem ser amputadas incluem os dedos, mãos, nariz, orelhas, braços, pernas ou pés.
A Piometra de Coto ou de Colo de útero é um problema incomum em fêmeas castradas de cães e gatas, geralmente quando os ovários não são retirados e/ou se tem algum agente infeccioso (bactéria) no local.
Cuidados de Enfermagem ao Paciente Amputado
O Dr. Anicet salienta que a amputação de parte ou totalidade do membro se dá após o tratamento da doença original. Já as causas traumáticas atingem também um número expressivo da população por acidentes de trânsito, de trabalho ou, em número menor, em razão de outra etiologia.
Em casos de braços ou mãos extirpados, o limite é de seis horas, segundo os médicos. Já quando se perde um dedo ou parte dele, por exemplo, o limite aumenta para até 20 horas.
O coração doado é então ligado à parte que resta do coração do receptor. Um transplante cardíaco leva de 3 a 5 horas.
A neuropatia diabética, que é quando os nervos responsáveis pela nossa sensação de dor e tato estão afetados pelo diabetes, pode causar perda da sensibilidade protetora dos pés, deixando-os mais sujeitos a machucados, feridas ou até mesmo amputação de parte dos membros inferiores (dedos, pés, perna) (2).
Deve procurar fisiatra especialista em amputações.
O procedimento cirúrgico da amputação inicia-se ligando-se as artérias e veias com intuito de evitar hemorragia. Os músculos são removidos e, por fim, o osso é serrado. A pele e a musculatura remanescentes são rearranjadas.
Depois de uma amputação, mais de 70% das pessoas sentem dor no membro residual (coto), que pode causar limitação importante da função, prejudicar a qualidade de vida e comprometer significativamente a reabilitação.
O Bypass Gástrico – também conhecido como Gastroplastia com Derivação Intestinal em Y de Roux – é uma cirurgia invasiva, realizada com anestesia geral, por meio da qual reduz-se parte do estômago, de modo que o espaço para armazenamento de alimentos e a absorção de calorias sejam diminuídos.
O paciente depois desta cirurgia não consegue comer muito de cada vez porque seu estômago ficou pequeno e quase não se distende, produzindo saciedade mais rapidamente.
O preço para a realização do procedimento varia bastante para cada situação, podendo chegar em aproximadamente R$ 40 mil. Além disso, o paciente precisa realizar uma série de exames antes da cirurgia, e cada um tem um preço diferente.
Desvantagens da Bariátrica Sleeve:
Assim, esta cirurgia pode levar à perda de até 40% do peso inicial. Esta cirurgia é indicada no tratamento da obesidade quando o uso de outras formas mais naturais não apresentou qualquer resultado mesmo após 2 anos ou quando a pessoa já tem um IMC superior a 50 kg/m².