Como verificar se seu disco usa MBR ou GPT Encontre a unidade no painel inferior, clique com o botão direito do mouse nela e clique em Propriedades. Alterne para a guia Volumes. Ao lado de Estilo de partição, você verá o registro mestre de inicialização (MBR) ou a tabela de partição GUID (GPT).
Localize o disco que você deseja verificar na janela Gerenciamento de Disco. Clique com o botão direito do mouse e selecione “Propriedades”. Clique na guia “Volumes”. À direita de “Estilo de partição”, você verá “Master Boot Record (MBR)” ou “GUID Partition Table (GPT)”, dependendo de qual disco está usando.
É possível realizar a tarefa por meio do Prompt de Comando ou, de forma simples, usando uma ferramenta como o MiniTool Partition Wizard - basta clicar sobre o volume e alterar o tipo de GPT para MBR. Se o computador não estiver funcional, é possível fazer a alteração por meio do CD de instalação do Windows.
Uma vez na janela de informações do sistema, localize a opção “Modo da BIOS” e verifique o tipo de BIOS em seu computador. Se aparecer Herdado (Legacy) o seu computador usado o modo BIOS antigo. Por outro lado, se estiver escrito UEFI, ele é UEFI, que é o modo de BIOS usado atualmente.
Quando se usa UEFI como tipo de destino, só são suportadas imagens ISO bootaveis tipo EFI. Selecione uma imagem ISO bootavel do tipo EFI ou altere o tipo de destino para BIOS.
Um sistema herdado (ou sistema legado) é um sistema de computador (equipamentos ou aplicativos de computador) que ficou desatualizado, mas continua a ser usado pelo usuário (normalmente uma organização ou empresa) e não é desejado ou não pode ser substituído ou atualizado facilmente .
Geralmente as teclas F1, F2, F10, DEL, ESC e as combinações CTRL + ALT + ESC ou CTRL + ALT + DEL são utilizadas para acessar o BIOS, mas às vezes elas são utilizadas para outras coisas também.
Como descobrir o modelo da sua placa-mãe via prompt de comando?