Os sintomas característicos de micose incluem coceira e descamação da pele e surgimento de lesões característica na região, dependendo do tipo de micose que a pessoa possui....Os sinais e sintomas características da micose na pele são:
Micose: é uma lesão arredondada que tem bordas e vai crescendo de dentro para fora. Elas podem ser brancas, na extensão do corpo, ou mais escamosas e com formação de bolhas, na região dos pés. Alergia: coceira, bolinhas vermelhas e irritação na região que foi afetada.
De acordo com a médica, a micose é causada por fungos que se alimentam da queratina presente em nossa pele, unhas e cabelos. “Quando encontram condições favoráveis, como calor, umidade e baixa de imunidade, estes fungos podem se proliferar, gerando as micoses”, esclareceu.
As principais opções para tratar as micoses da pele são cremes, sabonetes, pomadas e soluções que contenham princípios ativos como Sulfeto de selênio, Miconazol, Imidazol, Clotrimazol, Fluconazol, Cetoconazol, por exemplo, usados por cerca de 1 a 4 semanas, de acordo com cada caso.
São infecções superficiais da pele causadas por fungos parasitas, as micoses são muito comuns e podem afectar todas as zonas do corpo. Embora sejam geralmente benignas, podem ser difíceis de eliminar e repetem-se muitas vezes nas pessoas com maior sensibilidade.
Os fungos dimórficos são fungos que podem existir nas formas bolor, hifal, filamentosa, ou como levedura. Um exemplo é Penicillium marneffei: À temperatura ambiente, desenvolve-se como um bolor. À temperatura corporal, desenvolve-se como uma levedura.
Fungos Dimorficos Os fungos dimórficos podem apresentar duas formas (figura 5): LEVEDURA - (forma parasitária ou patogênica). Essa forma é usualmente encontrada em tecidos, exudatos, ou se cultivados em uma incubadora a 37 graus C. MICÉLIO - (forma saprófita).