Os participantes das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizadas em 1999, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004, poderão acessar e imprimir, pela Internet, os boletins individuais. Só poderão receber as notas, os próprios participantes do Exame e eles deverão estar com o número de inscrição.
Educação: Informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2001. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será realizado no próximo domingo, dia 26.
Provas Impressas: 17 e 24 de janeiro de 2021, para 5,7 milhões inscritos; Prova Digital: 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021, para 96 mil inscritos; Reaplicação da Prova: 24 e 25 de fevereiro de 2021 (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura); Resultados: a partir do dia 29 de março de 2021.
Marque no calendário: o período de inscrições no Enem será em maio — entre os dias 11 e 22 de maio de 2020. As inscrições acontecem online no Sistema Enem (enem.inep.gov.br/participante) e a taxa do exame será de R$ 85,00.
Entre no gov.br e faça o seu cadastro, memorize a senha ou anote-a e guarde em local seguro. A senha cadastrada será necessária para acompanhar as etapas do Enem, desde a inscrição até a verificação das notas no ano que vem. Volte à Página do Participante e clique em inscrição.
Inscrição confirmada no Enem Ao final da inscrição no Enem uma mensagem deve aparecer no topo da tela. O texto “Inscrição concluída com sucesso”, em letras verdes, indica que o estudante conseguiu isenção no exame e, por isso, não precisa pagar a taxa.
Se quiser descobrir se ganhou o benefício, o candidato precisa acessar o site do Enem com seu CPF e data de nascimento e conferir a informação. Caso tenha recebido a isenção, basta aguardar as inscrições gerais, que acontecem entre 11 e 22 de maio, e se cadastrar normalmente.
Confirmação da inscrição no Encceja 2020 Acompanhe a situação da sua inscrição no endereço: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja.
23 de novembro de 2020
segunda-feira, 11 de janeiro
Inscrição gratuita
Faça o seguinte:
Inscrição no Encceja 2021 segue aberta pelo site do INEP até o fim de 25 de janeiro. Provas do exame ocorrerão no mês de abril em todos os estados e no Distrito Federal. Veja onde e como se inscrever.
O participante deve fazer o acompanhamento da sua inscrição para verificar se foi confirmada ou se o boleto está disponível (se for o caso). O acompanhamento da inscrição pode ser feito na página do participante – (clique para acessar) e clique em entrar com gov.br.
O processo para alterar dados de inscrição do Enem é simples e deve ser realizado diretamente na Página do Participante. Após inserir os dados de acesso (CPF e senha), o sistema apresentará uma tela com as informações que podem ser modificadas. Então, é só localizar o que precisa corrigir, fazer as alterações e enviar.
Como alterar dados do Enem 2020?
Vale lembrar que o participante que solicitar a aplicação da prova tradicional, ou seja, impressa, não poderá alterar para a versão digital. Após concluir o processo, não será possível mudar a escolha. A estrutura das duas provas será a mesma.
A grande diferença da prova digital do Enem para o formato impresso é que, no Enem Digital, os candidatos respondem às questões direto em um computador, em vez de utilizarem cadernos de questões e cartões-resposta de papel. As provas digitais serão realizadas em laboratórios de informática de universidades.
A principal mudança do Enem impresso para o virtual está na sua forma de aplicação. Enquanto o Enem impresso será aplicado normalmente por meio do sistema tradicional ― com caderno de perguntas e folha de respostas preenchida a caneta ― a versão digital será feita pelo computador.
A prova digital do Enem é a versão informatizada do exame. Ou seja, em vez de resolver a prova no papel, os candidatos lerão e responderão às questões diretamente no computador. Nesta edição piloto do formato digital, apenas a prova de redação continuará sendo aplicada em papel.
Assim, para ter acesso ao local da prova Enem 2021 siga estes passos:
A REDAÇÃO NA PROVA DIGITAL A parte de redação do Enem Digital será também aplicada pelo computador, substituindo a escrita manual pela digitada. Embora o tema seja diferente entre as versões impressas e digitais, as redações ainda continuam nas exigências do exame.
O Enem Digital 2020 será aplicado em 99 cidades. A realização se dará em lugares e computadores definidos pelo Inep, com a mesma estrutura do Enem impresso: 180 questões e a Redação. As perguntas e o tema da dissertação serão diferentes, já que as provas serão aplicadas em datas distintas.
No Enem digital, o aluno poderá realizar o exame de forma online, diretamente pelo computador. No entanto, o acesso à prova não será feito de casa: assim como o modelo tradicional, o candidato fará a prova digital nas instituições selecionadas pelo Inep. ... 1 prova de redação, que deverá ser digitada em computador.
Sim. No primeiro edital divulgado pelo Inep, as provas seriam realizadas em apenas 15 capitais. No mesmo dia da divulgação, o instituto resolveu ampliar a aplicação para atender estudantes de todo o país. O Enem Digital 2020 será aplicado em 110 cidades em todos os estados e no Distrito Federal.
O Enem digital também é mais seguro do que a versão em papel, já que a distribuição das provas impressas faz uma maior exposição do Exame à possibilidade de ataques, segundo especialistas.
Avaliação do Enem Digital O objetivo do órgão é promover até quatro aplicações digitais, em datas distintas, com agendamento prévio e ainda opcional para os participantes.
A nota do Enem é o seu passaporte para ingresso em Instituições de Educação Superior públicas e privadas. O Exame Nacional do Ensino Médio tem servido como base para acesso à educação superior, tanto em programas do Ministério da Educação – Sisu e Prouni –, quanto em processos de permanência – Fies.
Atualmente, o Enem é o principal vestibular do Brasil que oferece vagas em Universidades públicas - que são as mais renomadas do país. Além disso, por meio do Enem, estudantes de baixa renda conseguem um percentual (podendo ser integral) de desconto para fazer a faculdade, em Universidades particulares.