Como Resolver Equações Fracionárias
No caso das frações, devemos reduzir os denominadores ao mesmo valor, aplicando o cálculo do mínimo múltiplo comum (mmc). Depois de calculado, devemos dividir o novo denominador pelo anterior e multiplicar o resultado pelo numerador correspondente.
Resposta. Resolve-se primeiro as multiplicações e divisões, depois as somas e subtrações. Na divisão entre duas frações, multiplica-se o dividendo pelo inverso do divisor.
São relações de igualdade entre duas expressões algébricas (aquelas que contêm letras e números) que apresentam frações em algum dos seus membros, como em 20/x + 61/4x = 17. A incógnita (o valor a ser descoberto) pode aparecer tanto no numerador quanto no denominador.
A equação fracionária é aquela em que ao menos uma incógnita aparece no denominador de uma fração. A equação fracionária diferencia-se das demais equações pelo fato de que pelo menos um dos termos é uma fração algébrica, isto é, a incógnita aparece no denominador de uma fração.
Toda equação fracionária algébrica possui no seu denominador uma incógnita. Devemos sempre observar as restrições, pois não podemos ter divisões por zero.
Classificação das expressões algébrica a) Irracionais- Apresentam variáveis dentro de raízes. b) Racionais- Não apresentam variáveis dentro de raízes. b. 1) Racionais Inteiras- Expressões racionais que não têm letras em denominador.
Expressões algébricas inteiras são aquelas que não têm incógnitas no denominador ou dentro de radicais. São um caso particular das expressões algébricas racionais. é uma expressão algébrica inteira em relação a x.
Uma expressão algébrica é racional quando não contém incógnitas dentro de radicais. Uma expressão algébrica racional pode ser inteira, quando não contém incógnitas no denominador ou fracionária, quando contém. Uma expressão algébrica irracional contém incógnitas dentro dos radicais.
Verificado por especialistas. As expressões algébricas irracionais são aquelas que possuem a variável em um radical. Esta questão está relacionada com equações algébricas. ... Esse tipo de expressão algébrica é aquele que contém a variável da equação dentro de uma raiz.
As expressões algébricas são classificadas em dois grupos: monômios e polinômios.
São expressões literais organizadas com números, letras e os símbolos das operações. As expressões algébricas são as expressões matemáticas que utilizam as letras, os números e os símbolos das operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão) para realizar determinados cálculos.
As expressões algébricas são formadas por três itens básicos: números conhecidos, números desconhecidos e operações matemáticas. As expressões numéricas e algébricas seguem a mesma ordem de resolução.
Para que um polinômio tenha termos semelhantes ele deverá possuir dois ou mais monômios. Esses termos semelhantes são monômios encontrados em um mesmo polinômio que possui partes literais e expoentes iguais.
Resposta. Expressões algébricas são expressões matemáticas que apresentam números, letras e operações. As expressões desse tipo são usadas com frequência em fórmulas e equações. As letras que aparecem em uma expressão algébrica são chamadas de variáveis e representam um valor desconhecido.
reduzir à expressão mais simples
Reduzir termos semelhantes é o mesmo que agrupá-los pelas operações matemáticas que os envolvem. Pronto. Reduzimos os termos semelhantes da expressão.
Sabendo quais são os termos semelhantes no polinômio podemos uni-los, ou seja, colocar um do lado do outro. O polinômio encontrado é o polinômio 2x2 – 5x + 3 – 3x2 – 3 + 7x na forma reduzida, ou seja, sem nenhum termo semelhante.
Para reduzir polinômios devemos primeiramente reunir os termos de mesma parte literal, em seguida efetuamos a operação entre os coeficientes. Observe os exemplos abaixo: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)