Deve ser cultivada em locais com luminosidade. Mas cuidado, pois a luz solar direta pode queimar suas delicadas folhas; Seu solo deve ser rico em matéria orgânica, bem drenado e úmido, para garantir seu crescimento; Deve ser regada regularmente, especialmente no verão.
Fazer as mudas de barba de moisés é muito simples e elas pegam com facilidade. Basta cortar um pedaço de um dos ramos e plantar em outro local, cobrindo não só a ponta do ramo, mas também parte do comprimento dele. O ideal é retirar o ramo com a raíz, mas mesmo sem a raíz a muda pega.
Deve ser cultivada sob luz indireta em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente, de forma a manter a umidade, sem encharcar. Reduzir as regas no inverno e suplementar as regas no verão com pulverizações sobre as folhas.
Cirilo José ARBA-DE-BODE - A infusão do pé todo é boa para os rins, catarro da bexiga, blenorragias, e seu xarope é contra bronquites crônicas. Externamente aplica-se em cataplasmas sobre o fígado.
Aplique um produto que contenha glifosato sobre campos de colheita onde barbas-de-bode estejam crescendo. Utilize este herbicida sistêmico para matar os tubérculos subterrâneos.
Onde cultivar A manutenção desta espécie é bem fácil. Basta pendurar os ramos, usando um suporte ou arame plastificado. Ela vai bem em ambientes quentes e secos.
BARBA DE VELHO INDICAÇÕES – Pode ser usada para banho e para defumação, na força do Orixá Xangô, com energia Equilibradora.
Além disso, a barba-de-velho possui propriedades medicinais, utilizada no sul dos Estados Unidos no alívio de sintomas de diabetes. Também tem aplicação no tratamento reumático, de hérnias, úlceras, varizes ou em antibióticos ou anti-hemorroidais. As folhas são preparadas em chás.
O musgo espanhol prefere uma sombra ou uma exposição iluminada sem luz solar directa. Em climas úmidos, pode viver em pleno sol. Não é adequado para temperaturas inferiores a 13 ºC. São plantas epífitas, portanto não precisam de solo porque obtêm os seus nutrientes do ar ou da árvore em que vivem sem o danificar.
Para sua tillandsia durar, é preciso de água na medida certa. Borrife água pelo menos uma vez por semana. Quando o clima estiver quente, dê um banho de imersão por pelo menos uma hora, de uma a duas vezes por semana (conforme a necessidade).
C U I D A D O S. Para manter sua Tillandsia saudável, recomendamos procurar um local com boa circulação de ar e claridade natural (não sol direto). Para regar: borrife água três vezes por semana OU mergulhe em um balde com água uma vez por semana.
Resumindo…
Pertencente ao grupo das briófitas, o musgo é uma pequena planta que não possui caule ou raízes, razão pela qual ele é facilmente aplicável em vasos e arranjos. Além de servir de ornamento, ele ainda ajuda a manter a umidade da terra, diminuindo a quantidade de regas necessárias.
Sim, é possível cultivar esfagno em casa desde que você tenha um pouco do musgo vivo para começar. Prepare um ambiente úmido e sombreado – debaixo de uma árvore ou arbusto, junto a um curso de água, laguinho ou bacia, torneira – e forre com esfagno seco que você colheu em algum vaso seco por aí.
Como usar o musgo esfagno? Para o cultivo de orquídeas a melhor combinação é a junção do esfagno com outros substratos que realizem o trabalho oposto, ou seja, possuam baixo fator de retenção de umidade. Esse tipo de mistura vai facilitar a ventilação.
Basta usar uma pá para cavar. Tente pegar um pouco do solo onde ele está crescendo para ajudar a mantê-lo vivo e fazer o transplante mais fácil. Escolha um plano ideal. Musgo não é muito enjoado para cultivar, mas há algumas condições ideais sob as quais ele deve ser plantado.
Ao contrário da grama, o musgo cresce em pequenos torrões no solo ou na área onde estiver plantado. Use uma mangueira ou aspersores de irrigação para molhar bem a área onde plantará o musgo. Plante então cada pedaço de musgo bem firme. Pressione o musgo contra o solo ou área rochosa para fixa-lo no lugar.
Re: musgo cushion-moss Devem ser cultivados em local iluminado mas longe de sol direto. Exigentes, vivem bem somente sob umidade alta, portanto a rega deve ser diária. Evite regar com agua 'torneiral' por causa do cloro. Se não tiver alternativa, deixe a agua descançar um dia para desclorificar.
Como fazer:
Regue o musgo-tapete diversas vezes por semana. Essa planta precisa de solo úmido mas não encharcado. Enfie o dedo no solo para testar sua umidade, se não for o suficiente, regue mais um pouco a base da planta. Reduza a quantidade de água durante os meses de inverno, mas não deixe o solo secar.
Delicadamente envolva a raiz na bola; Em toda sua superfície coloque o musgo vivo e vá amarrando com o barbante de sua preferência, envolvendo toda a bola e no final faça a alça para que possa pendurar o seu Kokedama.
Envolva as raízes com musgo seco (pois funcionará como hidratante, mantendo as raízes úmidas) e amarre sem apertar com o barbante de algodão cru. Pegue as bolas de terra reservadas, faça furos bem no centro delas e coloque nos furos as mudas envolvidas com o musgo. Todas as raízes deverão ficar cobertas pela terra.
Como criar uma kokedama: passo a passo
R$ 50,00
A rega deve ser espaçada para não apodrecer as raízes. As suculentas, por exemplo, podem ser imersas de 15 em 15 dias, enquanto as plantas de sombra de 3 em 3 dias. Para adubar a Kokedama também é bem simples: dilua o adubo na água e mergulhe a bola.
Como fazer um Kokedama para orquídeas
Segundo Vilberto, as orquídeas vandas não são plantadas, “elas são orquídeas de raízes aéreas, portanto, cultivamos as plantas penduradas, suspensas”, sendo assim, elas “precisam ter suas raízes sempre arejadas, por isso não utilizam substrato”. Para isso, suspenda a orquídea com barbantes ou fio de nylon.
Uma vez por mês é interessante colocar o substrato, junto com a orquídea, dentro da água por 15 minutos, eliminando o excesso de sais que poderiam queimar as raízes. Esse processo é parecido com o que acontece com as plantas nas florestas, onde de tempos em tempos as chuvas torrenciais lavam as raízes das plantas.
Para plantar uma orquídea em um xaxim você vai precisar de cuidados especiais, afinal, as raízes das orquídeas precisam ficar bem acomodadas. – Com uma das mãos, pegue a orquídea escolhida e deixe as raízes revestidas com um pouco de xaxim lavado. – Deixe o rizoma (caule da orquídea) totalmente descoberto.