O processo de acolhimento com classificação de risco deverá "ser realizado por profissional de saúde, de nível superior, mediante treinamento específico e utilização de protocolos pré-estabelecidos e tem por objetivo avaliar o grau das queixas dos pacientes, colocando-os em ordem de prioridade para o atendimento".
A triagem determina quem vai receber tratamento primeiro, e tem como objetivo organizar e assegurar a assistência qualificada ao paciente, de acordo com o risco. Os serviços de emergência fazem parte de hospitais e recebem pacientes de todos os níveis de gravidade, necessitando de recursos humanos especializados.
A classificação de risco é um método utilizado nos serviços de urgência e emergência, voltada para avaliar e categorizar os usuários que necessitam de atendimento prioritário.
O Acolhimento com Classificação de Risco é uma importante ferramenta desenvolvida para promover melhorias na organização dos serviços de emergência, onde os atendimentos são realizados conforme o grau de gravidade apresentado pelo paciente, por riscos de agravamento ou ainda pelo grau de vulnerabilidade dos mesmos.
Como funciona o Protocolo de Manchester? A técnica é bastante simples, e consiste em classificar os pacientes que chegam ao hospital em 5 níveis. Para realizar essa classificação, o método utiliza 5 cores: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde e Azul.
Deve-se realizar a triagem nutricional em pacientes hospitalizados em até 72 horas da admissão para detecção do risco nutricional9(D). A triagem nutricional em pacientes hospi- talizados deve ser realizada em até 72 horas da admissão, para identificar o risco nutricional.
Um elevado percentual de idosos hospitalizados está em risco nutricional ou desnutrição. A MNA®-SF é uma ferramenta de triagem nutricional prática, fácil, validada, com boa sensibilidade e especificidade e aplicável na rotina da nutrição hospitalar.