Preparo do Solo Para o plantio do milho, devemos preparar o solo fazendo uma aração com 20 cm de profundidade e depois, uma boa gradação, para quebrar os torrões e nivelar o solo, deixando-o pronto para o plantio. Quando o terreno não é plano, a plantação deve ser feita em curva de nível.
O BRS 3046 é uma cultivar de milho recentemente disponibilizada ao mercado, com ótimas características agronômicas e culinárias, que pode ser plantado durante todo o ano, atingindo produtividade média de 30 mil a 40 mil espigas por hectare.
BRS 1040 - híbrido simples de ciclo semiprecoce, indicado para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e estado do Paraná (Norte, Noroeste e Oeste do estado). Apresenta elevada produtividade e estabilidade de produção, bom empalhamento, boa resistência ao acamamento e quebramento e resistência à Cercosporiose.
Em sistemas não-irrigados, a produtividade esperada com o plantio na época mais propícia (de outubro a dezembro) é de 400 a 500 sacos de 25 kg por hectare. Já em plantios de janeiro a março (safrinha), espera-se se de 250 a 350 sacos por hectare, ou seja, cerca de 1/3 a menos que na safra.
A maior parte do milho cultivado para grão está nos EUA e China, que produzem 37 e 21% do total mundial, respectivamente. Os três países líderes na exportação de milho são EUA, Argentina e Brasil. Esses três países exportaram mais de 70 milhões de toneladas de milho em 2010.