Para valorizar as culturas indígenas podemos reconhecer que são tão dignas quanto qualquer outra manifestação cultural, reconhecer os direitos políticos dos povos nativos e combater os discursos discriminatórios./span>
Associar a cultura indígena ao conteúdo que está sendo vivenciado pelos alunos, resulta em um rico processo de aprendizagem para eles, proporcionando o contato com as tradições do país e conseqüentemente o saber da história do seu país.
Como abordar o dia do índio e propor uma reflexão na escola?
As escolas indígenas são importantes por realizarem a preservação cultural e por contribuírem para a inserção do nativo na sociedade "dos brancos", assim como para promover o diálogo entre conhecimentos./span>
Os Povos Indígenas têm direito a uma educação escolar específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, conforme define a legislação nacional que fundamenta a Educação Escolar Indígena.
A educação indígena trata-se então, do processo na qual se internaliza no indivíduo diversos valores coerentes com a sociedade em questão, além de um modo de ser, o que mantém a reprodução e a sobrevivência da cultura, transmitindo atitudes, crenças e hábitos considerados necessários.
A educação indígena é a educação voltada para os povos indígenas, respeitando suas especificidades culturais e procurando preservar suas culturas tradicionais. A educação indígena tem se tornado relevante nos vários países que foram colonizados e onde ainda existem os habitantes originais do mesmo.
A educação quilombola acontece nas comunidades por meio do compartilhamento de conhecimentos e saberes entre todos. ... E que estejam presentes, no dia a dia da escola, as referências, valores sociais, culturais, históricos, econômicos, brincadeiras, calendários, e modos de ensino-aprendizagem próprios da comunidade./span>
A educação escolar indígena no Brasil foi imposta aos povos originários desde os primórdios da colonização, com o intuito de catequizá-los e civilizá-los. ... Apesar dos prejuízos infligidos historicamente pela escola nas sociedades indígenas, estas aprenderam a com ela conviver e, em muitos casos, a demandam e a recriam.
A atual LDB substitui a Lei nº 4.
A Constituição Federal assegura às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem. A coordenação das ações escolares de educação indígena está, hoje, sob responsabilidade do Ministério de Educação, cabendo aos Estados e Municípios, a sua execução.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil da educação básica ao ensino superior. A LDB é a mais importante lei brasileira que se refere à educação.