O prefixo é um tipo de morfema e afixo que forma uma palavra através de um determinado radical....Prefixos latinos:
O prefixo in- pode referir: — privação ou negação: ilegal, inactivo, impermeável. — movimento para dentro: induzir, imiscuir-se. Por assimilação, possui como variantes in-, im-, ir- e i-: infiel, impossível, irracional e ilegal.
Prefixo – Exemplos
Tem mais depois da publicidade ;) The most used prefixes of the English language are: UN-, IN-, IM-, IL-, DIS-, IR-. / Os prefixos mais usados da língua inglesa são: UN-, IN-, IM-, IL-, DIS-, IR-.
Esses tipos de palavras, que são criadas a partir do acréscimo de um sufixo a um radical, são chamadas palavras derivadas, e o processo de formação de palavras por meio do acréscimo de afixos (sufixos e prefixos) é chamado de derivação. A derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria.
O verbo emagrecer deriva do latim emacrescere e não da aposição de prefixo e sufixo ao adjectivo magro.
O substantivo derivado é aquele que se origina de outra palavra, normalmente pelo radical. A derivação pode ser do tipo prefixal, sufixal, parassintética, regressiva ou imprópria, dependendo de como ela altera o substantivo primitivo para criar o derivado.
As palavras que não são originárias de outras são consideradas substantivos primitivos: "casa", "livro", "folha", "pedra", "carta", "dente", "chuva", "sapato".
O substantivo primitivo é aquele que não se origina de palavras do próprio idioma. O substantivo primitivo pode originar outros substantivos, que serão os substantivos derivados.
Processos de formação de palavras
adjetivo Que é o primeiro a existir; no momento inicial ou na origem de; original: a condição primitiva do ser humano; o estado primitivo do ouro. Que persiste desde os primeiros tempos; antigo: fóssil primitivo.