Agora que se tem um extrato contendo células da bactéria a ser isolada, deve-se semear em meio de cultura apropriado, com o auxílio de uma alça de platina, fazendo-se estrias paralelas sem danificar o meio, da seguinte forma: Figura 2- Procedimento para diluição por estrias paralelas.
Principais meios de cultura utilizados e suas aplicações
Um meio quimicamente definido é aquele no qual todos os constituintes são conhecidos. Um meio complexo é aquele no qual a exata constituição não é conhecida e podem conter extratos moídos ou digeridos de animais, peixes, leveduras e vegetais, que fornecem os nutrientes, as vitaminas e os minerais necessários.
Devido a sua elevada concentração de carboidratos e sua estrutura química rica em nutrientes, o Agar é um excelente meio de cultura para o crescimento de vários tipos de fungos, leveduriformes e filamentosos. Sua consistência gelatinosa permite uma manipulação fácil e segura dentro do ambiente laboratorial.
O meio de cultura ágar sangue é comumente usado em laboratórios de análises clínicas, como a produção primária para a separação de Streptococcus spp e Staphylococcus spp. O sangue humano pode ser utilizado quando há a necessidade de separar o bacilo da tuberculose em saliva.
Agar-agar em cápsulas, também chamado apenas por agar ou agarose, é um suplemento alimentar que ajuda a perder peso e a regular o intestinal, pois leva à sensação de saciedade.
Melhora o funcionamento intestinal e, consequentemente, ajuda no controle de peso. Contudo, vale ressaltar que o ágar-ágar sozinho não promove o emagrecimento, mas pode ser um ótimo aliado para quem tiver esse objetivo. O ágar triplica em volume quando ingerido, assim, proporciona sensação de saciedade.
A recomendação diária para o consumo de ágar-ágar em cápsulas da Ocean Drop é de quatro tablets (3,6 g), dividido em duas porções. A opção em pó pode variar de acordo com a receita em que está inserido, mas 3,6 g é uma quantidade suficiente para trazer benefícios, se consumido com recorrência.
Comercializado na forma de pó, é utilizado na culinária vegetariana em substituição à gelatina animal em preparações diversas. Trata-se de um polissacarídeo (70% do total da composição são fibras solúveis). ... Em receitas que utilizam gelatina, o ágar ágar costuma ser o substituto mais indicado.
Agar-Agar Importado em Pó (com Laudo Técnico)