Secção tranversa na margem superior da segunda vértebra torácica. As vértebras torácicas ou vértebras dorsais localizam-se inferiormente às vértebras cervicais e superiormente às vértebras lombares. São em número de doze, uma para cada par das doze costelas.
A T9 é relacionada à glândula supra-renal e ao fígado. As vértebras T10 a T12 organizam as posturas em relação aos fatos e às determinações externas e dirigem a atuação nos momentos de busca de definição. A T12 está relacionada ao intestino delgado e ao sistema linfático.
As vértebras tipicas são as vértebras que possuem corpo vertebral comum e que se repete em outras vértebras, como as vértebras cervicais, torácicas e abdominais numeradas.
As vértebras cervicais podem ser divididas em típicas (C3-C6) e atípicas (C1, C2 e C7). Dentre as atípicas, a vértebra C2 ou Áxis possui características próprias, destacando por seu processo odontóide, que serve de eixo para o atlas, permitindo movimentos de rotação na articulação atlantooccipital, .
As vértebras são nomeadas pela primeira letra de sua região (cervical, torácica ou lombar) e um número indica sua posição ao longo do eixo superior-inferior. Por exemplo, a quinta vértebra lombar (que é a mais inferior, localizada abaixo da quarta vértebra lombar) é chamada vértebra L5.