Coloque o grão-de-bico em um processador de alimentos e triture bem. Adicione o tahine, suco do limão, cominho e azeite. Se o homus estiver muito grosso, adicione um pouco da água do cozimento. Sirva com azeite e pão sírio.
Baixo valor energético (cerca de 164 kcal por 100g), podendo desempenhar um papel importante no controlo do apetite devido à sua composição com valores elevados de proteína, fibra e hidratos de carbono de absorção lenta; Elevado teor em fibra (8g por cada 100g de grão cozido).
Grão de bico x feijão x lentilha x ervilha A nutricionista explica que feijões devem ser evitados à noite e, em excesso, pois podem produzir desconforto gastrointestinal. Já a lentilha pode ser incluída em uma salada no jantar sem problemas. Elas contêm ainda menor teor de gorduras e vitamina A.
Confira uma lista com oito benefícios do grão-de-bico com base em estudos científicos:
Entre as leguminosas o grão de bico é o que possui melhor digestibilidade e disponibilidade de ferro. É excelente fonte de minerais, como fósforo, potássio, magnésio, ferro, manganês e cobre.
O ferro disponível no grão-de-bico é mais bem aproveitado pelo organismo do que em outros grãos similares, como o feijão e a lentilha. Com relação às proteínas, a valor nutricional é muito superior à das demais leguminosas, porque essas proteínas são melhor aproveitadas pelo corpo.
O grão-de-bico é um alimento rico em fibras, triptofano, substância que aumenta a produção de serotonina. Além disso, assim como o feijão o grão-de-bico é rico em ferro. A lentilha também é uma boa escolha para substituir o feijão entre as leguminosas.
A resposta pode surpreender os desavisados: não é apenas possível comer a leguminosa com a pele como é indicado fazê-lo. A maior parte das fibras do grão-de-bico, que pode chegar a 15% do peso de cada unidade, está localizada exatamente na casca.
Muita gente pergunta se precisa tirar a pele. Não precisa, inclusive ela é muito saudável e rica em fibras, mas caso você queira tirar a pele é só colocar o grão-de-bico que saiu da panela de pressão em água corrente e pressionar os grãos levemente como se estivesse lavando-os que a pelinha vai soltando.
Com as mãos Mas se você não tem tempo para deixar todo esse tempo de molho, não se preocupe. Basta colocar os grãos-de-bico em um recipiente com água bem quente e deixar de molho por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, com a água já morna, basta esfregar os grãos entre as palmas das mãos e voilà: nada de cascas!
Onde usar. O grão-de-bico pode ser adicionado a sopas de legumes, picadinhos e cozidos de todos os tipos, trazendo mais nutrientes e sabor. Acrescente os grãos cozidos no final do preparo, para que não desmanchem. Acompanha bem carnes de sabor forte, como o cordeiro, em pratos ensopados ou ao forno.
A forma de neutralizar esse antinutriente é forçar a fermentação dos grãos. E para conseguir isso, é simples, basta deixá-los de molho por pelo menos oito horas. O ideal é colocar duas medidas de água para cada de medida de grão.
Dicas para saborear o grão-de-bico e potencializar seus benefícios. Tempo de molho: a sugestão é deixar pelo menos oito horas e trocar a água.
Deixe os grãos de molho, de um dia para o outro, usando sempre duas medidas de água para a medida do grão. Depois do molho, leve para a panela de pressão e cozinhe por 15 minutos depois de pegar pressão. Coloque um pouco de sal na água. Você pode levar os grãos ao congelador com ou sem a água do cozimento.
3 dias
Qualquer leguminosa como feijão, grão-de-bico, lentilhas, ervilhas, tremoços, favas, grãos de soja pode ser congelada. No final da cozedura das leguminosas, é hora de colocar o sal. Da cozedura das leguminosas resulta: As leguminosas cozidas.
Dica bônus: aproveite a água do cozimento do grão de bico Para fazer essa mágica acontecer basta colocar a água do cozimento dos grãos em uma panela e deixar ferver por cerca de cinco minutos. Depois, espere esfriar e coloque essa água, também conhecida como aquafaba, na geladeira por aproximadamente oito horas.
(Uma dica prática é a seguinte: normalmente, após as primeiras 12 horas, os grãos começam a soltar uma “espuma fedorenta” que é na verdade o elemento saindo. Nâo se preocupe, isso não significa que o alimento está estragado).
Bater os grãos-de-bico no liquidificador até virarem uma farinha. Passar a farinha por uma peneira e levar novamente ao forno baixo por 15 minutos para secar totalmente (mexer a cada 5 minutos). Esperar esfriar e guardar em um recipiente vidro limpo e bem fechado.
25 minutos
Modo de preparação:
R$ 12,29
Em uma panela de pressão, coloque a soja com 1 litro de água, tampe e leve ao fogo. Após iniciar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 20 minutos, até que esteja macia. Desligue o fogo, aguarde sair toda a pressão, escorra e deixe esfriar.
A forma mais tradicional de consumir a soja é como grão, que é fonte de fibras, proteínas, ferro, cálcio e zinco. Porém, antes de consumi-lo, a nutróloga Isolda Prado faz uma recomendação. "É interessante deixar o grão de molho na água de 10 a 15 horas antes do preparo.
30 minutos
Além de neutralizar os fitatos, deixar os grãos de molho também deixa a digestão mais leve, já que ajuda a “quebrar” parcialmente outras proteínas de difícil digestão, como o glúten, por exemplo.