Resposta: Uma partida de futebol começa sempre com o chamado “pontapé de saída”, executado por um jogador da equipa que escolheu sair a jogar. Explicação: ... Na segunda parte da partida, as equipas trocam de campo e passam a atacar para a baliza contrária.
Explica-se: se o goleiro se adiantar, mas o atacante chutar a bola no travessão ou para fora, a cobrança não deve ser repetida, por exemplo. Caso o arqueiro seja punido, e a cobrança repetida, ele será advertido. O cartão amarelo só deve ser mostrado no caso de o goleiro cometer uma nova infração.
História da lei A lei do impedimento foi regulamentada no ano de 1863, quando foram feitos os primeiros regulamentos oficiais da história do futebol. A regra dessa época dizia que um atacante, para não estar em posição de impedimento, teria que ter, pelo menos quatro jogadores a sua frente.
O primeiro cartão vermelho, somente viria a ser aplicado no Mundial seguinte, em 1974 na Alemanha Ocidental o juiz turco Dogan Babacan deu dois amarelos no chinelo Carlos Caszely, expulsando-o de campo. Enquanto que, outra Copa do Mundo na Alemanha, a de 2006, ficaria marcada como a que mais expulsou jogadores: 28.
Os cartões vermelho (para indicar uma expulsão) e amarelo (para indicar uma falta grave) foram introduzidos pela primeira vez na Copa do México de 1970. A experiência foi considerada muito bem sucedida pela FIFA e adotada permanentemente.
"O cartão azul vem para punir o jogador e não prejudicar o time ou o espetáculo", disse o juiz Edmundo Lima Filho. "Em muitas partidas um time que está atuando melhor é prejudicado pela expulsão de um jogador. Com o cartão azul, apenas o jogador será punido.
Alguns historiadores afirmam que as primeiras manifestações esportivas aconteceram na Grécia Antiga, enquanto outros acreditam que, antes que o esporte se tornasse uma atividade comum, os guerreiros divertiam-se com a cabeça de um dos vencidos na guerra, e esse hábito grotesco evoluiu para práticas esportivas.