A ponte retificadora atua mantendo a tensão alternada “reta”, ou seja, tensão contínua! ... Uma fonte de tensão alternada em um momento tem tensão positiva e em outro a tensão fica negativa. Cada parte é um semiciclo, ou seja, a tensão alterna entre semiciclos positivos e negativos, assim como mostra a imagem a seguir.
O objetivo da ponte retificadora é converter uma tensão alternada e continua. Portanto, para entender a ponte retificadora, primeiramente é necessário entender como funciona a tensão elétrica. A tensão alternada é a que recebemos na tomada de casa, que pode ser de 110 ou 220 volts.
Ponte Retificadora com Diodo 1N4007 Onda Completa AC para DC.
O diodo zener 1N4742A é indicado para aplicação em circuitos de estabilização e divisão de tensão.
Entenda como um diodo funciona.
Para evitar este problema o que se faz é ligar em série com cada diodo um resistor de baixo valor (tanto menor quanto for a intensidade da corrente), de modo a distribuir melhor a corrente. Os diodos, conforme mostra a figura 2 podem ter tipicamente valores entre 0,1 e 1 ohm, para correntes na faixa de 1 a 5 A.
Como já sabemos, o diodo somente conduz a corrente elétrica quando tem seus terminais diretamente polarizados: ânodo no positivo da fonte e cátodo no negativo.
O diodo Zener pode funcionar polarizado diretamente ou inversamente. Quando está polarizado diretamente, funciona como outro diodo qualquer, não conduz corrente elétrica enquanto a tensão aplicada aos seus terminais for inferior a aproximadamente 0,6 Volts no diodo de silício ou 0,3 Volts no diodo de germânio.
Basta ligar o diodo zener em teste no local indicado e ler no multímetro a tensão zener. Para diodos zener com tensões maiores, pode ser usado um transformador de maior tensão, aumentando-se o resistor proporcionalmente tanto em valor ohmico como em dissipação.